Inovação

Empresas criticam projeto de incentivo à pesquisa do MEC

Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) divulga manifesto em que apresenta restrições a projeto de lei do Ministério da Educação que concede incentivos fiscais a empresas que investirem em projetos de pesquisa em universidades

Redação
18/07/2006 03:00
Visualizações: 192

A Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) divulgou hoje manifesto contra a proposta de lei do Ministério da Educação (MEC), apresentada ao Ministério da Fazenda, de conceder incentivos fiscais às empresas que aplicarem recursos em projetos de pesquisa em universidades. Para a associação, os incentivos devem ser dirigidos e ampliados prioritariamente para as empresas, pois acredita que são elas que inovam e transformam o conhecimento científico e tecnológico em produtos e processos que geram valor social e econômico.

Para a Anpei, a visão do MEC de que os novos incentivos ajudarão a diminuir a distância entre o setor acadêmico/científico e as empresas do setor produtivo é equivocada. A associação defende que o governo concentre esforços na ampliação do número de empresas com direito à obtenção dos incentivos, além de estruturá-las tecnologicamente de forma a garantir uma elevação na competitividade dos principais setores produtivos brasileiros.

No manifesto, a Anpei destaca que a recente legislação favorável à inovação - a Lei da Inovação e a Lei do Bem (incentivos fiscais e não fiscais à inovação tecnológica) -, embora apresente alguns estímulos importantes para as empresas investirem em tecnologia, limita drasticamente o número das que podem usufruir deles, principalmente as empresas de menor porte. “Prevê-se que apenas 8% a 10% das empresas terão condições de usufruir os principais incentivos que estão sendo oferecidos”, diz trecho do documento apresentado hoje.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20