Biocombustíveis

Empresa portuguesa faz biodiesel com óleo de cozinha

Uma empresa inaugurada recentemente no Norte de Portugal transforma óleo de cozinha usado em combustível. Segundo a Agência Lusa, Rui Cardoso, um dos sócios da Supermatéria, sediada na cidade de Chaves, explicou que a fábrica converte os óleos usados nas frituras domésticas ou industriais em

Agência Lusa
21/09/2007 03:00
Visualizações: 96
A Supermatéria produz, atualmente, uma média de uma tonelada de biodiesel por dia, e o objetivo é aumentar esta produção para duas toneladas diárias. Cardoso, que para a implantação do projeto contou com o apoio de outros dois empresários, disse que uma empresa contratada se encarrega de recolher óleos usados em restaurantes e hotéis da região.

Também está em projeto uma solução para coletar óleos domésticos, como a colocação de recipientes públicos para o depósito do produto. Além dos benefícios ambientais, o empresário diz que o combustível alternativo apresenta vantagens econômicas, pois um litro de biodiesel é mais barato do que o litro de óleo diesel tradicional. Cardoso disse ainda que já estão em negociações com empresas de transportes públicos e privados da região do Alto Tâmega (norte de Portugal) para a utilização do biocombustível.

Segundo o empresário, os resíduos encontrados nos óleos alimentares são separados e aproveitados para produção de sebos e gorduras para farinhas. Normalmente, o destino dos óleos usados são aterros comunitários, estações de tratamento de águas residuais, rios ou o mar. O biodiesel permite reduzir, segundo o empresário, em 75% a emissão de dióxido de carbono, em 50% a emissão de monóxido de carbono e em 100 % a emissão de enxofre. A empresa reutiliza as águas pluviais para a limpeza de instalações e equipamentos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20