Pesquisa

Embrapa-Soja promove seminário sobre a versatilidade da soja como matéria-prima industrial

Plásticos, lubrificantes, vernizes, tintas para impressão, adesivos e solventes são alguns dos produtos - de uso não alimentar - elaborados a partir da soja, nos Estados Unidos. Nos dias 11 e 12 de abril, a Embrapa Soja realiza evento sobre o assunto no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro (RJ

Da redação
15/03/2007 03:00
Visualizações: 233
John Campen, representante da United Soybean Board, conselho da Associação Americana dos Produtores de Soja,  é uma das estrelas do seminário internacional "Soja: recurso renovável para usos industriais não-alimentares", que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza no Rio de Janeiro (RJ). Durante o evento Campen fará palestra sobre produção, comercialização e utilização de produtos industriais à base de soja nos Estados Unidos.
Com a crescente elevação dos preços do petróleo, a indústria química tem procurado matérias-primas alternativas, diz Campen. Por isso, há um grande interesse pela soja, que está disponível em grandes quantidades.  “Na palestra, pretendo dar uma visão geral do sucesso no desenvolvimento dos produtos industriais à base de soja nos EUA e da importância de contar com o envolvimento da indústria, desde o início de cada projeto”, disse Campen.
Segundo ele, o uso de farelo ou óleo de soja como matéria-prima na elaboração de produtos industriais depende do custo do produto e da sua performance. “Os produtos resultantes devem apresentar performance igual ou superior àqueles que estão sendo substituídos e os custos devem ser iguais ou inferiores”.
Campen diz que em muitos casos, a elaboração desses produtos gera menor emissão de compostos orgânicos voláteis, apresenta baixa toxicidade, é biodegradável e de baixo custo. “Estudos sobre o ciclo de vida desses produtos mostram que, em muitos casos, é usada menor quantidade de energia para sua produção e sua utilização em substituição aos petroquímicos, resulta em menores níveis de gases que provocam o efeito estufa”, afirma.
A programação completa e as informações sobre inscrição do seminário "Soja: recurso renovável para usos industriais não alimentares" podem ser acessados pelo site www.cnpso.embrapa.br/soja2007/ ou pelo e-mail: soja2007@cnpso.embrapa.br.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20