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Compliance

Em apoio à área de Conformidade, Ocyan nomeia agentes de ética para atuar no offshore

15/02/2018 | 11h42

A Ocyan designou 20 integrantes de diferentes áreas e unidades da empresa, em especial aqueles que ficam nas plataformas e sondas em alto mar, para atuarem como embaixadores da conformidade junto à empresa. Os colaboradores selecionados foram capacitados pela área de Conformidade para apoiar na disseminação de conceitos, orientações e diretrizes de boas práticas, servindo como um elo entre a área de Conformidade e os demais setores da companhia. Esse é mais um importante passo no amplo processo de reestruturação e aprimoramento das regras e práticas de compliance na empresa.

“Nosso objetivo é promover um ambiente cada vez mais ético, íntegro e transparente. A particularidade do negócio, onde a maioria dos Integrantes trabalha embarcada em alto mar, nos desafia a buscar soluções que assegurem o alcance da conformidade a todos, em todas as localidades que temos atuação.”, explica Nir Lander, Chief Compliance Officer (CCO) da Ocyan.

Desde o final de 2016, a Ocyan ampliou os investimentos em conformidade, com a contratação de um CCO do mercado para liderar o setor e a estruturar um programa de integridade sólido e alinhado às melhores práticas de mercado. Neste período a área de Conformidade, que conta com 8 colaboradores dedicados, implantou diversas políticas e procedimentos anticorrupção e treinou todos os integrantes, sem exceção, no tema, adequando conteúdo para os diferentes públicos.

Além disso, a Ocyan lançou um novo canal para denúncias, o Linha de Ética, independente e administrado por uma empresa terceirizada, assegurando a confidencialidade e a não retaliação ao denunciante. Ainda foram adotadas medidas avançadas no tocante à governança corporativa, com a presença de dois conselheiros independentes no Conselho de Administração.

Balanço

A Ocyan realizou treinamento com 3,2 mil colaboradores no novo Sistema de Conformidade da empresa, incluindo aqueles que ficam nas plataformas e sondas em alto mar. A companhia também já analisou cerca de 600 dos seus 1,8 mil fornecedores por meio de um processo de due diligence de integridade, que avalia os riscos de contratação de empresas terceirizadas. Até o momento, através deste processo criterioso, pelo menos 10 delas foram reprovadas e removidas de seu cadastro.

Outro dado positivo foi o aumento de cerca de 400% no número de pessoas que passaram a se identificar ao fazer uma denúncia no canal Linha de Ética, em comparação com o canal anterior, mostrando aumento da credibilidade no novo modelo. Como consequência disso, o tempo médio de apuração dos fatos relatados diminuiu em aproximadamente 20%, já que a solução facilita a interação entre o denunciante e a área de conformidade, responsável pela apuração dos fatos.



Fonte: Redação/Assessoria
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