Energia elétrica

Em abril, aumento de 3,6% no consumo e geração de energia

Redação/Assessoria CCEE
26/04/2018 20:20
Em abril, aumento de 3,6% no consumo e geração de energia Imagem: Divulgação Visualizações: 178

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 24 de abril apontam aumento de 3,6% no consumo e geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2017. As informações são do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O consumo de energia no Sistema Interligado Nacional – SIN alcançou 61.936 MWmédios em abril. O montante é 3,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado e, segundo a análise, diretamente influenciado pelas temperaturas mais elevadas em 2018 frente aos registros do ano passado.

No Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais), o consumo cresceu 1,5%, já considerando na análise as cargas de consumidores que migraram para o mercado livre (ACL). O consumo seria 3,1% superior ao de 2017, caso esse movimento fosse descartado na análise.

Já o consumo no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (onde estão os consumidores de atividade industrial/comercial), registra incremento de 8,7% em abril, número que já leva em conta as cargas oriundas do ACR na análise. O consumo seria 4,8% superior, se o impacto da migração não fosse levado em conta.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de veículos (+16,4%), metalurgia e produtos de metal (+11,8%) e alimentício (+8,9%) registraram aumento no consumo, mesmo sem o impacto da migração na análise, enquanto os maiores índices de retração, no mesmo cenário, pertencem aos segmentos de serviços (-3,1%), saneamento (-0,9%) e químico (-0,8%).

Em abril, a geração de energia atingiu 65.017 MWmédios, aumento de 3,6% na energia produzida frente ao montante gerado em 2017. A produção das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs, cresceu 9,9%, enquanto a geração de usinas eólicas (-5%) e térmicas (-19,3%) caiu no período.

O InfoMercado Semanal Dinâmico também apresenta estimativa da produção das usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE, em abril,equivalente a 99,5% de suas garantias físicas, ou 48.587 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 88,55%.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19