Empresas

Eletrobras Furnas se especializa em nova tecnologia de vedação de barragens

A Eletrobras Furnas formou um grupo de especialistas para aplicar a tecnologia de núcleo asfáltico em barragens de hidrelétricas. O primeiro resultado se tornou realidade com a inauguração, no dia 30 de dezembro de 2010, da Usina Foz do Chapecó (SC/RS), primeiro projeto no Brasil a fazer uso d

Redação
03/01/2011 12:55
Visualizações: 98
A Eletrobras Furnas formou um grupo de especialistas para aplicar a tecnologia de núcleo asfáltico em barragens de hidrelétricas. O primeiro resultado se tornou realidade com a inauguração, no dia 30 de dezembro de 2010, da Usina Foz do Chapecó (SC/RS), primeiro projeto no Brasil a fazer uso do sistema na vedação de sua barragem e primeiro empreendimento de geração do qual a empresa participa no Sul do país.

 

A companhia foi contratada pela Sociedade de Propósito Específico, formada também por CPFL e Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), para realizar o trabalho de engenharia do proprietário, validando as especificações técnicas e suas conformidades no projeto e construção. O próximo passo é a criação de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, já protocolado junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo objetivo é tornar a empresa referência no assunto em cenário nacional.

 

A nova tecnologia, comum em países da Europa e nos EUA, tendo sido aplicada em mais de 100 usinas pelo mundo, possui pouca e cara mão de obra especializada no Brasil. Comparado a outros materiais usuais na prática da engenharia nacional de construção de barragens, o novo conceito com material asfáltico é uma importante alternativa para empreendimentos desta complexidade.

 

O núcleo asfáltico é menos vulnerável às condições climáticas e evita que a obra sofra interrupções em períodos chuvosos, assegurando, dessa forma, o cumprimento dos cronogramas contratuais. Também é reconhecido pelo excelente desempenho como impermeabilizante, garantindo total segurança no bloqueio da água.

 

Segundo o gerente da divisão de geotécnica e segurança das barragens, Celso Pires, o conceito de aplicação do núcleo asfáltico tem comprovada competência como alternativa para os projetos de barragem, permitindo empreendimentos competitivos, com significantes reduções de custo. “Nossos estudos propostos em P&D têm o objetivo de consolidar conhecimentos para a empresa no âmbito das especificações de engenharia, construção e de desempenho na fase operativa”, ressalta.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19