Reconhecimento

Eletrobras Eletronorte recebe prêmio TPM em todas as unidades regionais e usinas hidrelétricas

Após uma auditoria rigorosa dos resultados empresariais da Eletrobras Eletronorte, o Comitê da Premiação do TPM do Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM), aprovou-os e concedeu o Prêmio TPM as unidades regionais do Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia/Acre, Roraima e Tocantins,

Redação
26/01/2011 16:46
Visualizações: 319
Após uma auditoria rigorosa dos resultados empresariais da Eletrobras Eletronorte, o Comitê da Premiação do TPM do Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM), aprovou-os e concedeu o Prêmio TPM as unidades regionais do Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia/Acre, Roraima e Tocantins, além das usinas hidrelétricas de Curuá-Una, Samuel e Tucuruí.  A Eletrobras Eletronorte é a primeira empresa de geração e transmissão de energia elétrica, no Brasil e no mundo, a receber o prêmio TPM em todas as suas unidades. O prêmio é concedido pelo JIPM às empresas que se destacam na aplicação da metodologia conseguindo cumprir os requisitos para cada nível de premiação e atingir excelentes resultados.


A Manutenção Produtiva Total – TPM é um sistema de gestão que identifica e elimina as perdas existentes nos processos empresariais, maximiza a utilização dos ativos e garante a geração de produtos de alta qualidade a custos competitivos. Além disso, desenvolve e amplia conhecimentos e habilidades das pessoas com o objetivo de executar ações de prevenção e de melhoria contínua, para garantir o aumento da confiabilidade e capacidade dos processos empresariais, sem investimentos adicionais. Os especialistas a caracterizam como uma ferramenta eficaz na busca da “Perda Zero, da Falha Zero e do Acidente Zero”.


A metodologia TPM chegou na Eletrobras Eletronorte, no ano de 1996, pelas mãos do então Diretor de Produção e Comercialização, Jorge Nassar Palmeira (in memorian). O objetivo era identificar e estudar processos de gestão de ativos que pudessem substituir o processo vigente, o Procom – Programa de Controle da Operação e Manutenção, considerado superado. Seu grande sonho, a época, era que a Eletrobras Eletronorte, uma estatal, atingisse patamares de desempenho de excelência, similares as grandes corporações privadas.
 

Em 2000, a Eletronorte Eletrobras foi a primeira empresa do Setor Elétrico, no Brasil e no mundo, a ser premiada com o prêmio de excelência em TPM, por meio da Regional de Transmissão do Mato Grosso. Em 2001 foram premiadas as Regionais de Transmissão do Pará, Tocantins, Maranhão e a Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Em 2002 foram premidas as Regionais de Produção de Comercialização do Amapá e Rondônia.
Em janeiro de 2010, a Eletrobras Eletronorte deu mais um passo na direção de tornar-se referência mundial no processo de Manutenção Produtiva Total – TPM, sendo agraciada com o Prêmio de Excelência em Comprometimento Consistente em TPM para a Usina Hidrelétrica Tucuruí.


Agora, no dia 25 de janeiro, como consolidação da busca da excelência, a Empresa foi agraciada pelo JIPM com dez premiações: a Usina Hidrelétrica de Tucuruí recebeu o Prêmio Especial de Execução de TPM, a Regional de Transmissão de Roraima e Usina Hidrelétrica de Curuá-Una ficaram com o Prêmio de Excelência - Categoria B, sendo que o Prêmio de Excelência em Consistência e Comprometimento de TPM foi concedido às Regionais de Transmissão do Mato Grosso, de Rondônia/Acre, do Pará, do Maranhão e do Tocantins, à Regional de Produção do Amapá e à Usina Hidrelétrica de Samuel.


A cerimônia de premiação ocorrerá no Japão no dia 9 de março, na qual a Eletrobras Eletronorte, em decorrência da grande conquista, foi convidada para proferir a palestra de abertura do evento, apresentando os resultados obtidos ao longo de uma década de aplicação da metodologia TPM nas suas instalações.  


O Diretor de Produção e Comercialização, Wady Charone, declara que o recebimento do Prêmio significa que a Eletrobras Eletronorte está caminhando para uma sistematização nos processos, visando melhorias contínuas nos resultados empresariais. “Cada vez que somos auditados, mostramos a evolução e consolidação com ações, o que nos dá uma certeza do crescimento contínuo na busca de melhorias”, afirma Charone.


“Este resultado é fruto de um trabalho que acreditou ser possível realizar numa empresa de energia elétrica, adotando uma metodologia bastante difundida e utilizada pelas grandes indústrias. A Eletrobras Eletronorte adotou a metodologia TPM para que pudéssemos obter ganhos em escala, reduzir as perdas e otimizar o trabalho. Esta é a fase de consolidação de um trabalho que trouxe mudança de paradigma, quebra de modelo e, sobretudo, grande envolvimento dos empregados”, frisa o diretor-presidente, Josias Matos de Araujo.


A Eletrobras Eletronorte é hoje uma das poucas empresas do Brasil – e a única do Setor Elétrico – a ter o reconhecimento do Japan Institute Plant Of Maintenance, responsável pela marca TPM e pela disseminação da metodologia como uma filosofia gerencial que pode ser aplicada a todas as instalações de uma empresa. No mundo, Ford, Eastman Kodak, Dana Corp., Harley Davidson são algumas das companhias que obtiveram sucesso na implantação do TPM.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13