acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Reconhecimento

Eletrobras Eletronorte recebe prêmio TPM em todas as unidades regionais e usinas hidrelétricas

26/01/2011 | 14h46
Após uma auditoria rigorosa dos resultados empresariais da Eletrobras Eletronorte, o Comitê da Premiação do TPM do Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM), aprovou-os e concedeu o Prêmio TPM as unidades regionais do Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia/Acre, Roraima e Tocantins, além das usinas hidrelétricas de Curuá-Una, Samuel e Tucuruí.  A Eletrobras Eletronorte é a primeira empresa de geração e transmissão de energia elétrica, no Brasil e no mundo, a receber o prêmio TPM em todas as suas unidades. O prêmio é concedido pelo JIPM às empresas que se destacam na aplicação da metodologia conseguindo cumprir os requisitos para cada nível de premiação e atingir excelentes resultados.


A Manutenção Produtiva Total – TPM é um sistema de gestão que identifica e elimina as perdas existentes nos processos empresariais, maximiza a utilização dos ativos e garante a geração de produtos de alta qualidade a custos competitivos. Além disso, desenvolve e amplia conhecimentos e habilidades das pessoas com o objetivo de executar ações de prevenção e de melhoria contínua, para garantir o aumento da confiabilidade e capacidade dos processos empresariais, sem investimentos adicionais. Os especialistas a caracterizam como uma ferramenta eficaz na busca da “Perda Zero, da Falha Zero e do Acidente Zero”.


A metodologia TPM chegou na Eletrobras Eletronorte, no ano de 1996, pelas mãos do então Diretor de Produção e Comercialização, Jorge Nassar Palmeira (in memorian). O objetivo era identificar e estudar processos de gestão de ativos que pudessem substituir o processo vigente, o Procom – Programa de Controle da Operação e Manutenção, considerado superado. Seu grande sonho, a época, era que a Eletrobras Eletronorte, uma estatal, atingisse patamares de desempenho de excelência, similares as grandes corporações privadas.
 

Em 2000, a Eletronorte Eletrobras foi a primeira empresa do Setor Elétrico, no Brasil e no mundo, a ser premiada com o prêmio de excelência em TPM, por meio da Regional de Transmissão do Mato Grosso. Em 2001 foram premiadas as Regionais de Transmissão do Pará, Tocantins, Maranhão e a Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Em 2002 foram premidas as Regionais de Produção de Comercialização do Amapá e Rondônia.
Em janeiro de 2010, a Eletrobras Eletronorte deu mais um passo na direção de tornar-se referência mundial no processo de Manutenção Produtiva Total – TPM, sendo agraciada com o Prêmio de Excelência em Comprometimento Consistente em TPM para a Usina Hidrelétrica Tucuruí.


Agora, no dia 25 de janeiro, como consolidação da busca da excelência, a Empresa foi agraciada pelo JIPM com dez premiações: a Usina Hidrelétrica de Tucuruí recebeu o Prêmio Especial de Execução de TPM, a Regional de Transmissão de Roraima e Usina Hidrelétrica de Curuá-Una ficaram com o Prêmio de Excelência - Categoria B, sendo que o Prêmio de Excelência em Consistência e Comprometimento de TPM foi concedido às Regionais de Transmissão do Mato Grosso, de Rondônia/Acre, do Pará, do Maranhão e do Tocantins, à Regional de Produção do Amapá e à Usina Hidrelétrica de Samuel.


A cerimônia de premiação ocorrerá no Japão no dia 9 de março, na qual a Eletrobras Eletronorte, em decorrência da grande conquista, foi convidada para proferir a palestra de abertura do evento, apresentando os resultados obtidos ao longo de uma década de aplicação da metodologia TPM nas suas instalações.  


O Diretor de Produção e Comercialização, Wady Charone, declara que o recebimento do Prêmio significa que a Eletrobras Eletronorte está caminhando para uma sistematização nos processos, visando melhorias contínuas nos resultados empresariais. “Cada vez que somos auditados, mostramos a evolução e consolidação com ações, o que nos dá uma certeza do crescimento contínuo na busca de melhorias”, afirma Charone.


“Este resultado é fruto de um trabalho que acreditou ser possível realizar numa empresa de energia elétrica, adotando uma metodologia bastante difundida e utilizada pelas grandes indústrias. A Eletrobras Eletronorte adotou a metodologia TPM para que pudéssemos obter ganhos em escala, reduzir as perdas e otimizar o trabalho. Esta é a fase de consolidação de um trabalho que trouxe mudança de paradigma, quebra de modelo e, sobretudo, grande envolvimento dos empregados”, frisa o diretor-presidente, Josias Matos de Araujo.


A Eletrobras Eletronorte é hoje uma das poucas empresas do Brasil – e a única do Setor Elétrico – a ter o reconhecimento do Japan Institute Plant Of Maintenance, responsável pela marca TPM e pela disseminação da metodologia como uma filosofia gerencial que pode ser aplicada a todas as instalações de uma empresa. No mundo, Ford, Eastman Kodak, Dana Corp., Harley Davidson são algumas das companhias que obtiveram sucesso na implantação do TPM.


Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar