Negócios

Eletrobras é única interessada na portuguesa EDP

Agência Estado
13/10/2011 20:02
Visualizações: 212
A Eletrobras é a única companhia que se mostrou interessada na fatia de 21% da EDP - empresa de energia pertencente ao governo de Portugal e que, no Brasil, possui diversos ativos como a EDP Bandeirante e a EDP Escelsa - informou na terça-feira (12) o presidente da estatal, José da Costa Neto. Segundo o executivo, a Eletrobras deverá definir, nos próximos dias, o valor que será oferecido pela participação na empresa portuguesa. O prazo-limite para entrega da proposta é 21 de outubro.

Uma reunião está marcada para hoje (13) com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, para discutir o assunto. Em seguida, haverá uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e, na semana que vem, deve ser realizada uma reunião extraordinária do conselho de administração da Eletrobras, do qual Zimmermann é presidente, para aprovar a proposta. Além do preço, a proposta deve incluir um projeto industrial e orientações relacionadas à governança corporativa.

Costa Neto não indicou qual deve ser o total da proposta, mas citou que o valor de mercado da EDP hoje é de aproximadamente 9 bilhões de euros, o que coloca a fatia ofertada em cerca de 2 bilhões de euros. "Tem que avaliar o fluxo da empresa para definir o valor. Tem gente que acha que esse valor está subavaliado", afirmou. Ele ressaltou que a intenção da Eletrobras é vencer o leilão, mas que a empresa "não pretende fazer nenhuma loucura". Ele não revelou, no entanto, qual seria o "limite de atratividade".

O executivo disse ainda que está em entendimentos finais com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obter o financiamento da operação. Além disso, o Santander está atuando como consultor do negócio e uma banca advocatícia de Portugal também orienta a estatal.

O presidente da Eletrobras informou que não há um cronograma para a segunda fase da disputa, mas disse acreditar que o governo de Portugal deve selecionar alguns dos interessados em uma segunda fase. Segundo o executivo, poderão participar da disputa a alemã E.ON, além de empresas de origem francesa, chinesa e indiana, cujos nomes ele não citou.

De acordo com Costa Neto, a meta do governo de Portugal é decidir o vencedor antes do fim do ano. O executivo participou hoje da 42ª General Assembly da World Trade Centers Association, que se realiza em São Paulo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19