Energia Elétrica

Eletrobrás anuncia para 2010 licitação de usinas no Rio Tapajós

A licitação para a construção das usinas hidrelétricas do complexo do Rio Tapajós, no Pará, só deverá ser realizada a partir de junho de 2010, informou nesta terça-feira (9) o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes.

Agência Brasil
10/12/2008 11:55
Visualizações: 178

A licitação para a construção das usinas hidrelétricas do complexo do Rio Tapajós, no Pará, só deverá ser realizada a partir de junho de 2010, informou nesta terça-feira (9) o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes.

 

Segundo Muniz Lopes, serão licitadas cinco usinas: São Luiz de Tapajós (6.300 megawatts); Jatobá (2.600 megawatts); além de outras três no Rio Jamanxim, um dos afluentes do Tapajós.

 

“Aí serão três usinas [Cachoeira dos Arcos, Caí e Jamanxim] que poderão produzir 2.200 megawatts. No final as cinco unidades totalizarão 10.680 megawatts”, disse.

 

O presidente da Eletrobrás disse ainda que as unidades deverão envolver investimentos da ordem de R$ 30 bilhões.

 

Ele informou que as usinas serão construídas já no novo modelo defendido pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de usinas “plataformas”. Unidades construídas no meio da florestas, sem cidades e vilas em volta, evitando causar danos ao meio ambiente..

 

“Você vai incorporar áreas ambientais, proteger as florestas e o espelho d’água é praticamente o espelho dos rios em épocas de grandes cheias”.

 

O presidente da Eletrobrás informou que a primeira unidade a ser licitada será a de São Luiz de Tapajós, mas que a intenção do governo é de já deixar pronto os editais para as licitações das outras quatro unidades.

 

José Antônio Muniz Lopes confirmou para setembro de 2009 o leilão da Hidrelétrica de Belo Monte, também no Pará. A unidade será construída no Rio Xingu e terá capacidade para gerar 11.200 megawatts.

 

O presidente da Eletrobrás revelou a disposição do governo de construir, pelo menos, seis usinas no Peru para comercialização de energia para o Brasil. E voltou a afirmar que a crise internacional não abalou a saúde financeira da empresa e, por isso, não vai atrapalhar seus planos de investimentos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13