Termelétrica

Eletrobolt será rebatizada como UTE - Barbosa Lima Sobrinho

A cerimônia de rebatismo da usina será realizada nesta segunda-feira (19/12). A unidade é uma das merchants que a Petrobras adquiriu para evitar o pagamento de contingências de impostos e taxas.

Redação
19/12/2005 02:00
Visualizações: 1584

A Petrobras rebatizará Usina Termelétrica Eletrobolt, adquirida pela companhia em maio deste ano, como UTE - Barbosa Lima Sobrinho, em homenagem ao jornalista que teve papel fundamental nos movimentos de redemocratização e defesa de direitos civis e da liberdade no Brasil no século XX. A solenidade será realizada nesta segunda-feira (19/12), em Seropédica (RJ), onde está localizada a usina.

A UTE - Barbosa Lima Sobrinho utiliza o gás natural produzido pela Petrobras e, operando plenamente, é capaz de abastecer uma cidade com aproximadamente 1,2 milhão de habitantes e poderá gerar e distribuir energia para qualquer parte do estado.

Estarão presentes à solenidade o diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, do gerente executivo de Gás e Energia da Petrobras, José Maria Carvalho  Resende e do secretário de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, Wagner Victer.

Em nota enviada pela Petrobras na época das negociações sobre a transferência de propriedade da unidade, a Petrobras havia feito um acordo em que pagaria US$ 159 milhões em 30 parcelas e mais US$ 30 milhões no final de sete anos para obter a propriedade integral da Usina Eletrobolt.

A usina pertencia à norte-americana Enron, tem capacidade de 388 MW e é uma das três merchant, com as quais a Petrobras firmou contrato de pagamento de contingências de impostos, taxas, tarifas, custos de operação e manutenção, no caso da usina não obter receita suficiente para cobrir estes intens. As outras duas "merchants" são a Macaé Merchant (El Paso) e a TermoCeara (MPX), todas já adquiridas pela estatal.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19