Indústria Naval

Eisa inicia construção de mais quatro navios do Promef

O primeiro dos quatro navios Panamax encomendados pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) começou a ser construído hoje, 18, no Estaleiro Ilha S.A. (Eisa). O início das obras, celebrado com o corte da primeira chapa de aço, representa a estreia do Eisa no Prog

Redação
18/02/2011 18:33
Visualizações: 173
O primeiro dos quatro navios Panamax encomendados pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) começou a ser construído hoje, 18, no Estaleiro Ilha S.A. (Eisa). O início das obras, celebrado com o corte da primeira chapa de aço, representa a estreia do Eisa no Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), que já mobiliza os estaleiros Mauá e Atlântico Sul, e prevê a compra de 49 embarcações.


No Eisa, serão construídos quatro navios do tipo Panamax, com 228 metros de comprimento e capacidade para transportar 550 mil barris de petróleo. Desde 1997, o estaleiro, um dos mais antigos do País, não construía um navio para o Sistema Petrobras.


Os dois primeiros navios encomendados ao Eisa serão lançados ao mar em 2012 e os demais, em 2013. O contrato com o estaleiro, de R$ 856 milhões, vai gerar até quatro mil empregos no pico das obras. “Quando falávamos que poderíamos voltar a construir navios, as pessoas não acreditavam. Hoje, a indústria naval brasileira renasceu e já emprega 50 mil pessoas”, declarou o presidente da Transpetro, Sergio Machado, em discurso após o corte do aço.


O presidente do Eisa, Jorge Gonçalves, lembrou que a última embarcação entregue pelo estaleiro ao Sistema Petrobras foi o navio-tanque Livramento, em 1997. Das 437 embarcações construídas pelo Eisa desde sua fundação, 100 foram encomendadas pela estatal. “Depois de 14 anos, hoje iniciamos a construção do 101º navio”, disse o executivo.


O programa de construção naval da Transpetro, um dos principais projetos estruturantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), tem papel fundamental na retomada da indústria naval brasileira e gera hoje mais de 15 mil empregos diretos. Ao longo dos próximos anos, a expectativa é que sejam gerados, apenas com a construção de navios para a companhia, 40 mil empregos diretos e 160 mil indiretos.


Dos 49 navios previstos no Promef, que representam um investimento total de R$ 9,6 bilhões, 41 já foram contratados e oito estão em fase de licitação.


Características - O projeto de engenharia destes navios é nacional e traz novidades: as embarcações terão calado reduzido (shallow draft), que melhor atende aos portos brasileiros, e um sistema de carga capaz de armazenar quatro produtos diferentes simultaneamente, com duplo bloqueio de válvulas.


Os navios do tipo Panamax serão usados pela Transpetro no transporte de óleo cru e dos chamados produtos escuros (como o óleo combustível). Ao todo, serão utilizadas 56 mil toneladas de aço na construção dos petroleiros.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20