Parceria

EDP e USP firmam acordo para estudos na área de redes inteligentes

O convênio, assinado nesta quarta-feira (5), prevê pesquisa e testes de novas tecnologias de redes inteligentes de distribuição de energia elétrica. O acordo tem duração de cinco anos.

Redação
07/10/2011 20:28
Visualizações: 296
A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram acordo de cooperação mútua para o desenvolvimento da tecnologia de redes inteligentes de distribuição de energia. A ação faz parte da estratégia mundial de investimento em inovação do Grupo EDP e, a parceria prevê a realização de estudos conjuntos para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções.

O acordo, assinado na quarta-feira (5) tem duração de cinco anos e terá como áreas prioritárias de desenvolvimento a geração distribuída, eficiência energética, iluminação pública eficiente, opções tarifárias, sistemas de gestão de consumo, automação de redes e aquecimento solar de baixo custo para população de baixa renda.

“A parceria estabelecida visa o aprofundamento dos estudos sobre Redes Inteligentes (smart grids) para distribuição de eletricidade no Brasil, unindo a experiência e a capacidade de inovação da EDP com a capacidade de geração de conhecimento da USP na procura de soluções inovadoras”, avalia António Pita de Abreu, diretor-presidente da EDP no Brasil.

A assinatura desta parceria com a USP acontece uma semana depois de a Empresa ter anunciado que obteve a homologação pelo Inmetro do primeiro medidor inteligente no setor elétrico brasileiro. O medidor homologado foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional e dentro dos requisitos exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os equipamentos estão sendo implantados na cidade de Aparecida, na região do Vale do Paraíba, área de concessão da EDP Bandeirante, como parte do projeto-piloto da primeira Cidade Inteligente do estado de São Paulo. O projeto reunirá iniciativas únicas de inovação e sustentabilidade, representando um marco pioneiro no setor.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19