Oitava Rodada

Edital mantém restrições a aquisições de áreas

O edital definitivo da Oitava Rodada sofre alterações, mas matém o limite de aquisição de blocos por operadora. A diferença na redação final do documento é que o limite não recai sobre o número de ofertas, mas sobre o número de vitórias.


17/10/2006 03:00
Visualizações: 17

O edital definitivo da Oitava Rodada sofre alterações, mas matém o limite de aquisição de blocos por operadora. A diferença na redação final do documento é que o limite não recai sobre o número de ofertas que uma operadora poderá apresentar por determinada área, mas às vitórias obtidas nesta área na licitação.

O diretor geral da ANP, Haroldo Lima, explica que esta decisão tem o objetivo de forçar as companhias a se espalharem pelas bacias ofertadas e evitar a concentração em um determinado ponto.

O executivo também comentou os aspectos positivos da Oitava Rodada, considerando-se a continuidade do processo licitatório com rodadas anuais. No entanto, Lima observa que não há obrigatoriedade de que as licitações venham a ocorrer todos os anos, assim como pode haver a possibilidade de se realizar mais de uma licitação em algum ano.

O edital também mantém as 284 áreas determinadas pelo Conselho Nacional de Política Energética, que totalizam 101 mil km². Nas Sétima Rodada, foram ofertados 1.134 blocos totalizando uma área de 397.696 km².

O diretor comentou ainda a manutenção do critério de conteúdo nacional utilizado na Sétima Rodada. A ANP estuda a possibilidade de melhorar os métodos de aferição do programa, mas mantéma ainda nesta rodada.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19