Indústria Naval

Edital de 22 navios da Transpetro sai nesta semana

Fim de impasse sobre garantias de financiamentos para estaleiros permite início da licitação, diz o presidente da Transpetro, Sergio Machado, durante abertura do 20º Congresso da Sobena. Subsidiária de transportes da Petrobras garantirá até 20% de sinal para estaleiros no ato de assinatura do


08/11/2004 02:00
Visualizações: 85
O edital da licitação para a construção dos 22 navios para a Transpetro finalmente vai sair da gaveta. Segundo informou o presidente da estatal, Sérgio Machado, o edital será divulgado ainda nesta semana. Machado afirmou, ainda, que as questões que dificultavam a obtenção de financiamento pelos estaleiros já foram resolvidas e que a Transpetro dará um sinal entre 15% e 20% do valor do navio no início da construção.
O maior entrave para o financiamento dos estaleiros é a dificuldade das empresas em fornecer garantias para os empréstimos que financiarão a construção dos navios. A proposta do seguro-garantia - apresentada pelo governo federal em substituição ao Fundo Garantidor da Indústria Naval (FGIN), sugerido pelo governo do estado do Rio - permite que o estaleiro não precise dar garantias sobre o valor total das embarcações, mas contrate um seguro relativo à performance da construção, de acordo com prazos e índices de qualidade.
O edital dos navios faz parte do Programa de Investimentos da Transpetro até 2015, no qual estão previstos 53 navios com investimentos totais de US$ 2,1 bilhões. Na primeira fase, serão encomendados sete Suezmax, seis Aframax, seis transportadores de produtos e três navios gaseiros. Na segunda fase, de 2010 a 2015, o plano é de encomendar outros 20 petroleiros, dez navios de apoio offshore e 1 FSO.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19