Indústria naval

Edital da Transpetro poderá ser alterado

O texto final do edital da Transpetro poderá ser alterado. O assessor da presidência da Fels Setal, Carlos Filipe Rizzo, esclarece que nem todos os estaleiros estão de acordo com a opinião do Aker Promar sobre a eficiência da proposta de licitação e o Sinaval está analisando e debatendo o te


01/12/2004 02:00
Visualizações: 21

O texto final do edital da Transpetro poderá ser alterado. O assessor da presidência da Fels Setal, Carlos Filipe Rizzo, esclarece que nem todos os estaleiros estão de acordo com a opinião do Aker Promar sobre a eficiência da proposta de licitação e o Sinaval está analisando e debatendo o texto da Transpetro para apresentar uma opinião unificada até esta sexta-feira (03/12).
Segundo Rizzo, a posição da Fels Setal, controladora do estaleiro Bras Fels, está de acordo com o posicionamento do secretário estadual de energia, indústria naval e do petróleo, Wagner Victer, ao considerar que o texto atual da licitação beneficia os "estaleiros virtuais" - ainda sem uma instalação física para a construção de navios - em detrimento dos que já estão funcionando.
O aspecto mais daninho para os estaleiros existentes é a forma de captação de crédito. "Uma empresa que ainda vai construir o estaleiro pode apresentar o capital dos sócios para a obtenção de crédito, mas o estaleiro que já existe só pode apresentar o capital da joint-venture que é, de fato o estaleiro", analisa e reclama: "o Bras Fels, por exemplo, não pode apresentar o patrimônio do sócio Keppel Fels, que é um grande grupo estrangeiro."
Na opinião do assessor, os erros são fruto de uma certa falta de cuidado na elaboração do edital e ainda podem ser alterados. "Não acredito que haja uma intenção de prejudicar o estado do Rio, mas talvez, um vício do governo passado que ainda não foi superado na Transpetro", comenta.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19