Indústria Naval

Edital da Transpetro deve ser modificado

Presidente da subsidiária de logística da Petrobras, Sérgio Machado, admite que "sugestões" de empresários do setor podem ser incorporadas ao edital de licitação de 22 navios petroleiros. Representantes de estaleiros se mostraram satisfeitos com resultado de reunião nesta quarta-feira (15/12


15/12/2004 02:00
Visualizações: 200
Após uma saraivada de críticas desde que publicou o edital de concorrência dos 22 petroleiros da Transpetro no último dia 25 de novembro, o presidente da subsidiária de logística da Petrobras, Sérgio Machado, admite que o comitê de licitação poderá mesmo modificar as regras da disputa. Após se reunir na manhã desta quarta-feira (15/12) por cerca de duas horas e meia com representantes da indústria naval do país, no Rio, Machado revelou que as modificações poderão ocorrer até 31 de janeiro, data definida para o recebimento das propostas de pré-qualificação dos grupos interessados na disputa.
Segundo o executivo, 38 grupos adquiriram o edital de pré-qualificação até a última terça-feira, entre os quais sete estaleiros estrangeiros que ainda não dispõem de base instalada no país, de países como Noruega, China, Coréia do Sul, Japão e Polônia. Além deles, todos os estaleiros do Rio e mais um grupo de empreiteiras compraram o documento, que poderá ser modificado a partir de sugestões que forem encaminhadas ao comitê de licitação. As mudanças poderão ocorrer por meio da supressão de artigos ou simples correções de redação.
Após a reunião, os executivos do setor, reunidos em almoço-palestra com o próprio Machado, manifestaram otimismo com os rumos da licitação, que já é esperada há mais de um ano. Na avaliação de Carlos Fillipe Rizzo, assessor da presidência da Fels Setal, controladora do estaleiro Brasfels - antigo Verolme, de Angra dos Reis -, "a reunião foi muito produtiva" e teria contribuído para sinalizar mudanças no edital. Segundo ele, a impressão dos executivos "foi a melhor possível". Embora mais parcimonioso, o diretor comercial do Mauá-Jurong, José Roberto Simas, confirmou a impressão geral e se disse "mais feliz com o que ouviu na reunião".
A Transpetro licitará nos próximos dois anos 42 embarcações em duas etapas. Na primeira, que envolverá os primeiros 22, serão licitados navios do tipo Suezmax, Aframax, Panamax e GLP. A partir da entrega das propostas de pré-qualificação, a Transpetro terá 60 dias para análise dos candidatos, período a partir do qual pretende lançar o edital definitivo de qualificação técnica e econômica. A expectativa, segundo Machado, é concluir a licitação em junho do próximo ano, o que permitirá o lançamento da primeira embarcação no segundo semestre de 2006.
O presidente da Transpetro anunciou que a construção dos primeiros 22 navios permitirá uma economia de US$ 700 milhões por ano em fretes de embarcações estrangeiras. Atualmente, disse Machado, o transporte marítimo é responsável pela movimentação de 98% do comércio exterior do Brasil, o que demonstra, segundo ele, o peso do segmento para a balança comercial do país. O executivo afirmou, no entanto, que ainda não é possível adiantar maiores detalhes da segunda etapa, que envolverá outros 20 navios. Segundo ele, sua definição depende do resultado da primeira fase.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20