América do Sul

Ecopetrol programa venda de ativos

De acordo com sua política de desfazer-se dos ativos não considerados estratégicos, a petroleira estatal colombiana Ecopetrol planeja vender uma participação na petroquímica Monómeros Colombo-Venezolanos, a empresa de transmissão elétrica Transelca, a distribuidora elétrica EEB e a holding

BNAmerica
19/05/2004 03:00
Visualizações: 100
De acordo com sua política de desfazer-se dos ativos não considerados estratégicos, a petroleira estatal colombiana Ecopetrol planeja vender uma participação na petroquímica Monómeros Colombo-Venezolanos, a empresa de transmissão elétrica Transelca, a distribuidora elétrica EEB e a holding de distribuição de gás natural Invercolsa.
Segundo uma fonte da Ecopetrol, a companhia e o instituto estatal de desenvolvimento industrial IFI, que está em processo de liquidação, oferecerão sua participação combinada de 47% na petroquímica com sede em Barranquilla Monómeros Colombo-Venezolanos dentros das próximas semanas.
A Monómeros fabrica a matéria prima para a produção de nylon. Conforme a lei colombiana, a participação se oferecerá primeiro ao chamado setor solidário, que inclui empregados passados e atuais da Ecopetrol e fundo de pensões. Em caso de que eles não comprem nenhuma das participações em oferta, a venda se abriria a investidores institucionais e ao público em geral.
A Ecopetrol considera que a participação de 47% poderia ser vendida pelo equivalente a US$ 30mn, informou a fonte, agregando que empresas petroquímicas e texteis poderiam interessar-se, além de investidores institucionais.
Os investidores institucionais seriam mais provavelmente compradores da participação de 35% da Ecopetrol na Transelca e 7% na EEB. Esta venda está programada para fins do primeiro trimestre de 2005 ou para o início do segundo trimestre deste ano. 
A venda da participação controladora da Ecopetrol na Invercolsa (Inversiones de Gases de Colombia) não foi aprovada pelo diretório ainda, informou a fonte. No entanto, está em consideração. Invercolsa tem participações em várias distribuidoras de gás em todo o país.
A Ecopetrol já iniciou o processo para vender sua participação de 2,25% na distribuidora de Gases de la Guajira, para o qual espera receber o equivalente a cerca de US$ 70 mil.
Toda a operação aponta que a Ecopetrol se concentre mais em seus negócio primordial e se retire de negócios nos que o dinheiro e os esforços em administração não sejam compensados pelos dividendos que a empresa recebe destas propriedades, acrescentou a fonte.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.