A EagleBurgmann do Brasil anuncia o lançamento de uma solução inovadora para vedação industrial, principalmente para indústrias do setor de petróleo e gás. É o RoTechBooster, um booster de gás composto de: rotor centrífugo, carcaça do compressor para alta pressão, motor e acoplamento magnético, por meio do qual é eliminado o problema de contaminação do gás comprimido e perdas de gás para atmosfera, garantindo, assim, maior proteção ao meio ambiente e ao selo a gás. “É uma solução que garante a constante circulação de gás pela selagem dos compressores e turbocompressores e que, por meio de diversos diferenciais tecnológicos, proporciona maior confiabilidade ao sistema de selagem”, informa Benito De Domenico Junior, diretor geral da companhia.
A empresa dedica-se ao desenvolvimento e produção de soluções de vedação para equipamentos rotativos (selos mecânicos e acessórios) em segmentos como óleo e gás, químico e petroquímico, refinaria, energia, papel e celulose, tratamento de água, farmacêutico e mineração. No caso do RoTechBooster, o produto é usado principalmente durante a partida e parada dos compressores, momento no qual a inexistência ou pequeno diferencial de pressão através do compressor não possibilita a suficiente circulação de gás pelo sistema de selagem. Esta ininterrupta circulação de gás é condição essencial para o perfeito funcionamento do selo, que necessita de uma constante injeção de gás sempre que o compressor estiver em funcionamento.
De Domenico explica que o RoTechBooster possui um projeto totalmente inovador e difere dos boosters pneumáticos de pistão disponíveis atualmente no mercado, os quais são suscetíveis a diversos problemas operacionais, entre eles: contaminação do gás com óleo de lubrificação de suas vedações, rompimento de suas vedações, curta vida útil devido ao rápido desgaste, pulsação do gás comprimido e injetado no selo e falha na partida do booster pneumático após longo período sem uso. “O RoTechBooster foi desenvolvido com objetivo de eliminar esses problemas e garantir uma maior confiabilidade ao sistema. Devido ao seu projeto centrífugo e utilização de acoplamento magnético, o problema de desgaste foi eliminado, o que lhe garante uma vida útil até quatro vezes maior que a dos boosters pneumáticos de pistão, além de fornecer gás comprimido isento de pulsação e não ter problemas de funcionamento após longos períodos em stand by”, ressalta De Domenico.