MME

Durante encontro com empresários em Salvador, ministro Fernando Coelho defendeu mais investimentos no Brasil

Redação/Assessoria MME
31/07/2017 16:13
Visualizações: 314

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, em evento no último dia 27 com empresários no Encontro do LIDE Bahia, em Salvador ele destacou que “nesse momento de dificuldade, que passa o país, o maior desafio é manter o otimismo nos investidores, sejam nacionais ou estrangeiros, para continuarem apostando e investindo no Brasil”. Segundo disse, é preciso gerar mais empregos para ajudar o país a virar, de uma vez por todas, esta página. “A gente tem feito uma série de medidas que vão no sentido de dar maior segurança jurídica e tranquilidade regulatória, para que os investimentos privados, no momento de crise, cheguem com mais força”, reforçou.

O ministro defendeu as recentes medidas adotadas pelo Governo na área de mineração, que, segundo ele, não foram adotadas com objetivos de arrecadação, até porque o valor (a ser arrecadado) não é expressivo. “Estimamos aumentar em 80% a arrecadação, mas somente 12% ficam para a União, o restante vai para estados e municípios. Evidente que tudo que é novo gera desconfiança e a pauta agora vai ao Congresso, onde pode ser aprimorada”, destacou Coelho Filho.

Entre as mudanças propostas para o setor mineral, anunciadas terça-feira (25) no Palácio do Planalto, estão as alterações nas alíquotas da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) de vários produtos minerais, como o ferro, diamante, nióbio e ouro; a criação da Agência Nacional de Mineração (ANM) e a atualização do Código de Mineração. A proposta visa elevar a participação do setor mineral de 4% para 6% no Produto Interno Bruto (PIB).

“Nós pegamos o nosso marco da mineração, que é de 1967, atualizamos em vários pontos, e um deles aproxima a mineração do Brasil ao que já é realizado em outras partes do mundo: quando se pega o conceito da reserva da lavra, para que aquilo sirva como ativo e, com isso, levantar capital para financiamento, inclusive para pesquisa”, defendeu Coelho.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19