acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Alcoolquímica

Dow Brasil participa da Enerbio 2007

03/10/2007 | 00h00
Na quarta-feira, dia 10, acontece a Grade Etanol, com debates dos principais temas do segmento, que contará com a participação do presidente da Dow para a América Latina, Pedro Suarez, e demais executivos da indústria. A intermediação do debate Alcoolquímica, do qual participará a Dow, será feita pelo presidente do Pólo Nacional dos Biocombustíveis, Weber Amaral. Suarez falará sobre os projetos mundiais da Dow com matérias-primas renováveis, com destaque para a criação de uma joint venture com a brasileira Crystalsev, que irá lançar o primeiro pólo álcoolquimico integrado do mundo.

Em julho deste ano, a The Dow Chemical Company (Dow) e a Crystalsev assinaram um Memorando de Entendimento para formar a joint venture que produzirá polietileno a partir da cana-de-açúcar em escala industrial. A joint venture vai unir a expertise da Dow em tecnologia e na produção de polietileno e o know-how da Crystalsev na indústria sucroalcooleira, para desenvolver matérias-primas para a produção de polímeros a partir do etanol. A grande inovação do projeto é a integração das duas empresas em todo o processo, do plantio da cana até a fabricação e a comercialização do plástico.

O método utiliza o etanol obtido a partir da cana-de- açúcar, um recurso renovável, para criar etileno, matéria-prima utlizada para produzir o plástico de maior utilização no mundo – o polietileno. Ao substituir matérias-primas de fontes fósseis, como o gás natural e a nafta, o projeto reduz a dependência brasileira de nafta petroquímica importada, permitindo o futuro crescimento da demanda de polietileno. A execução desse projeto proporcionará captura de uma quantidade considerável de toneladas métricas de carbono. Além da produção de um polietileno com ganhos consideráveis ao meio ambiente, com possibilidade ainda da co-geração de energia elétrica, trazendo a otimização de sinergias, geração de novas oportunidades e de crescimento profissional.
Desde a assinatura do MOU, técnicos das duas empresas realizam os estudos de viabilidade necessários para início da operação do pólo alcoolquímico.


Serviço:
Enerbio – Feira Internacional de Agroenergia, Biocombustíveis e Energias Renováveis
Conferência Internacionail de Biocombustíveis
Debate Alcoolquímica
Data: 10/10/2007
Horário: 14h
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil XXI (www.brasilxxi.com.br), Brasília, Distrito Federal
Site: http://www.enerbio.com.br


Fonte: Da redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar