Empresas

Dow Brasil consolida metas para redução no consumo de água

Companhia investe em ações para preservação e purificação deste recurso.

Redação TN
20/03/2013 00:35
Visualizações: 158

A Dow, líder mundial da indústria química e fabricante de soluções para diversos produtos presentes no dia-a-dia das pessoas, alinhada ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, definido pela ONU, mantém entre suas Metas de Sustentabilidade para 2015 a redução do consumo de água em todas as suas unidades industriais e o desenvolvimento de soluções para ampliar a oferta de água potável no mundo. No Brasil, a companhia investe em tecnologia e no estímulo à inovação para criar soluções simples e eficazes para evitar o desperdício de água.

 

“Dados da ONU mostram que a população mundial, atualmente com 7 bilhões de pessoas, será acrescida em 2 bilhões até 2050. O crescimento populacional e as economias emergentes exigirão recursos adicionais e tecnologias para suprir as demandas relacionadas à água, energia, mudanças climáticas, alimentos, habitação e  saúde. O objetivo da Dow é resolver estas questões por meio da inovação”, diz Rodrigo Silveira, líder das plantas da Dow de Aratu e Camaçari.

 

A empresa investe anualmente US$ 1,8 bilhão em pesquisa e desenvolvimento para resolver esses grandes desafios. Além de fornecer inovações e soluções para uma ampla gama de necessidades relacionadas à água, a Dow também otimiza o uso deste recurso em suas unidades fabris, estendendo as ações de preservação e purificação da água para toda a sua cadeia de valor.

 

Projetos em andamento no Complexo Industrial da Dow em Aratu (BA) são responsáveis pela redução do consumo em 61 mil e 600 metros cúbicos de água por mês. Em janeiro de 2011, a Dow Aratu implementou o projeto New Process Water Header, que reduz o consumo de 22 mil metros cúbicos de água por mês por meio de um processo de reutilização da água destinada ao processo de refrigeração. Em um ano e dois meses, a Dow economizou cerca de 308 milhões de litros de água, volume seria suficiente para suprir as necessidades de cerca de 6.600 pessoas durante um mês.

 

Water Solutions

A Dow, por meio de sua unidade de negócio Dow Water & Process Solutions, há 50 anos tem se dedicado a prover soluções que visam a tornar a água do mar própria para consumo humano e industrial, remover contaminantes no abastecimento dos municípios, purificar as águas para as fábricas e residências, e reduzir e recuperar o que é utilizado no processamento industrial. “Estas soluções reforçam o compromisso da companhia em fornecer tecnologias avançadas que garantem acesso à água limpa e de qualidade, tanto para o consumo humano como para indústrias que buscam cada vez mais eficiência”, diz Felipe Pinto, gerente de marketing para o negócio de Water & Process Solutions.

 

-  Resinas de Troca Iônica

As resinas de troca iônica da Dow são utilizadas para desmineralização. Na indústria, são uma etapa do tratamento de água para caldeiras. As resinas Dow têm como principal diferencial o seu diâmetro uniforme. Por não apresentarem grandes ou pequenas partículas, já que contam com menor perda de carga e cinética de troca otimizada, reduzem o consumo de regenerante e de águas de lavagem.

 

-  Membranas de Ultrafiltração

A ultrafiltração é um processo de purificação impulsionado por pressão, na qual a água e substâncias de baixo peso molecular penetram por uma membrana e as partículas, coloides e macromoléculas são rejeitadas. O fluxo por meio da membrana semipermeável se dá por meio de uma diferença de pressão entre as paredes internas e externas da estrutura da membrana. O IntegraPac™, tecnologia de membranas de ultrafiltração da Dow, remove até 99,9% das bactérias e a maioria dos vírus da água, sendo particularmente efetiva no combate aos micro-organismos resistentes ao cloro. Trata-se de uma série de skids compactos pré-fabricados e integrados, disponível em vários tamanhos para se ajustar às necessidades específicas dos clientes, que garante a redução de custos com materiais, engenharia e frete, além de uma montagem muito mais rápida.

 

-  Osmose Reversa

A Dow possui um portfólio com as mais modernas tecnologias de osmose reversa, utilizada em processos de purificação de água para remoção de sais e outras impurezas. Além desta aplicação, a tecnologia também está sendo utilizada em processos industriais e de dessalinização de água do mar devido ao desempenho e custo-benefício e em locais com alto índice de salinidade. A tecnologia Dow Filmtec™ faz parte do portfólio de membranas e proporciona alto fluxo e qualidade da água para aplicações que exigem boas condições sanitárias de elementos de membrana.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20