Oportunidade

Doutorado em eficiência energética com Bolsa da Fapesp

Redação/Assessoria Fapesp
28/02/2018 20:23
Visualizações: 333

O Centro de Pesquisa de Inovação em Gás (RCGI) tem uma oportunidade de doutorado, com Bolsa da FAPESP, para o projeto “Produzir estudos de benchmark sobre o uso eficiente do gás natural no sector industrial”.

O projeto e o centro são coordenados pelo professor Júlio Romano Meneghini. As inscrições devem ser feitas até 4 de março de 2018. O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia financiado pela FAPESP e pela Shell, com sede na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto visa monitorar internacionalmente o desenvolvimento de padrões de conformidade e modelos de gestão de energia aplicáveis aos setores e processos relacionados com a utilização de gás natural entre as principais organizações internacionais, especialmente a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) e a International Organization for Standardization (ISO).

O principal objetivo da pesquisa é identificar políticas industriais e estratégias que levem ao desenvolvimento de mercados não convencionais de gás natural nos setores industriais. Pretende não apenas identificar e avaliar tecnologias específicas da utilização industrial final de gás, mas também produzir estudos de referência sobre tais tecnologias e respectiva política e ferramentas de regulamento, que podem melhorar a sua acessibilidade e uso na indústria nacional.

O candidato deve estar cursando doutorado no Programa de Energia do Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP e possuir experiência acadêmica e profissional nas áreas de Relações Internacionais, Economia, Políticas Públicas ou Energia. Além disso, é necessário que o candidato possua as habilidades necessárias para trabalhar com equipes multidisciplinares e colaborar com pesquisadores e instituições estrangeiras.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1933.

A bolsa tem duração de quatro anos, com valor de R$ 3.626,10. Mais informações sobre a Bolsa de Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/261.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19