Rio Pipeline 2011

Dois novos laboratórios do CTDUT em outubro

Em apresentação hoje a tarde durante o último painel da Rio Pipeline, o presidente do Conselho Executivo do Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT), Raimar van den Bylaardt, informou que em outubro a instituição irá inaugurar dois laboratórios, um de proteção catódica e outro para testes de

Redação
22/09/2011 20:48
Visualizações: 151

Em apresentação hoje a tarde durante o último painel da Rio Pipeline, o presidente do Conselho Executivo do Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT), Raimar van den Bylaardt, informou que em outubro a instituição irá inaugurar dois laboratórios, um de proteção catódica e outro para testes de válvulas e acessórios de tubulações em condições extremas. Na ocasião o executivo comemorou o cenário favorável do Brasil no desenvolvimento de estudos e simulações de dutos.


Raimar comentou sobre a importância e o surgimento da necessidade de conteúdo local no setor de petróleo, onde lembrou que antigamente ficávamos preocupados somente na obtenção de tecnologias de ponta e alta performance, mas através de estudos percebemos que nosso país estava carente de tecnologias básicas, como tecnologias de fundição, tecnologias relacionadas a pintura, aos revestimentos, materiais de união e soluções em engenharia.


"Sentimos que estava nos faltando laboratórios, locais para fazer testes e certificações de produtos. Tínhamos que melhorar toda essa infra-estrutura voltada para esta questão de apoio a indústria. Com isso, diversos programas foram sendo realizados para melhorar estas redes e começamos a pensar também em desenvolver inovações para os produtos já existentes", lembrou explicando o cenário que o CTDUT surgiu: a necessidade de laboratórios que poderiam oferecer serviços tecnológicos e realizar testes reais de produtos em escala real, corroborando em simulações e atendendo a maior necessidade da demanda de confiabilidade pelos produtos.


"Novas tecnologias requerem novos testes: Na medida que vamos evoluindo temos maiores desafios, mais custos, demanda de equipamentos muito mais sofisticados, e consequentemente precisamos de mais testes para suportar a indústria produtora de bens e serviços no país", apontou.


O executivo disse que o CTDUT esta construindo um Loop 12 polegadas, que é um pipeline multifásico para trabalhar com óleo cru, gás, água e diversos outros líquidos que possam ser de interesse para testes em pigs de uma forma geral ou testes de vazamento nestas instalações. "Além disso estamos concluindo no final de outubro um laboratório de proteção catódica que será utlizado para diverso tipos de testes e treinamentos e um laboratório para testes de válvulas e acessórios de tubulações em condições operacionais e extremas, de forma a atender aos requisitos previstos na Norma ABNT NBR 15827; que atenderá também a ampliação da infraestrutura para modelagem computacional de válvulas no LAMCEM / COPPE / UFRJ", disse.


Raimar informou ainda que o CTDUT realiza diversos tipos de estudos para colaborar com o setor de dutos e agora para o setor de minerodutos ele disse que a instituição esta elaborando testes para validar um sistema de simulação numérico em relação a estudos de resistência de dutos para a Samarco verificando seu correto funcionamento.



O executivo finalizou sua apresentação afirmando que hoje o Brasil tem um conjunto de centros de pesquisa e de serviços tecnológicos absolutamente preparados para atender esta produção local. Ele convidou aos empreendedores nacionais e internacionais a participar da nossa indústria: "Podem vir produzir no Brasil porque os setores de tecnologia de laboratórios e os outros que trabalham com testes estão aptos para suportar e ajudar vocês nas produções locais. O Brasil precisa de uma indústria forte e vocês encontrarão o que precisam aqui para se desenvoler", disse.

Mediado pelo gerente geral de P&D de abastecimento do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), o painel contou com a participação de Cliff Johnson, presidente da Pipeline Research Council International (PRCI) e Pedro Altoé Ferreira, coordenador do Programa Tecnológico de Transporte (PROTRAN) da Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.