Indústria

Distribuição de aço plano projeta crescimento menor em 2012

Valor Online
13/12/2011 14:52
Visualizações: 159
Com o cenário de desaquecimento econômico do Brasil, o setor de distribuição de aços planos projeta crescimento de 6% nas vendas em 2012, metade do desempenho deste ano, conforme a última avaliação das empresas associadas ao Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda).

Os números, que foram fechados ontem (12) à noite, na última reunião dos empresários neste ano, indicaram volume de entregas no próximo ano de 4,54 milhões de toneladas.

Já a previsão da entidade para 2011, de novo recorde, é de comercializar 4,29 milhões de toneladas. Esse montante mostrará um aumento de 11,7% em relação às vendas de 2010.

Os afiliados do Inda respondem por 42% das vendas internas de aços planos e 36% do total do consumo aparente do país desse tipo de aço.

Conforme os dados do Inda, os estoques da rede, um termômetro importante de desempenho, vão fechar dezembro em 3,1 meses de vendas, com 998 mil toneladas. O índice considerado confortável para a média do setor é de 2,6 meses, mas fim e início de ano são considerados atípicos. Novembro fechou em 2,8 meses.

Segundo o Inda, as importações até novembro tiveram penetração de 14,4% no consumo aparente de aços planos (chapas e bobinas) do país. Houve um recuo expressivo em comparação a 2010, que ficou em torno de 23%.

O volume de entrada desse material no país somou 1,74 milhão de toneladas no período janeiro-novembro, com queda de 49,4% na comparação com 2010.

Usiminas, CSN e ArcelorMittal Tubarão são os fabricantes desse aço no Brasil. O grupo Gerdau entrará nesse mercado a partir do segundo semestre de 2012, competindo em laminados a quente e chapas grossas. O uso desse material na indústria vai desde a fabricação de tubos e botijões até automóveis, geladeiras, navios, máquinas pesadas e equipamentos diversos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19