Gás natural

Disputa com a Bolívia não é jogo de várzea

Valor Econômico
18/09/2006 03:00
Visualizações: 128

Era uma peça kafkiana de autoritarismo oficial: editada na semana passada, uma resolução do ministério boliviano de Hidrocarbonetos, agora suspensa, acusava a Petrobras de lucros ilegais, "inadequados e irracionais". Apontava, como razão desse suposto abuso da firma brasileira, margens de lucro exageradas, mantidas apesar do aumento dos preços de derivados de petróleo no mercado internacional. O curioso é que a margem de lucro responsável pelos tais ganhos "irracionais" foi fixada por decreto do governo; e só o governo poderia corrigí-la.

Com base nessa ilógica acusação à Petrobras, o ministério ameaçou descontar, do preço a pagar pelas refinarias da empresa na Bolívia, os tais lucros "irracionais". A esse raciocínio incongruente, o ministério somava uma medida de força, ao determinar que as empresas refinadoras teriam de entregar à estatal YPFB sua movimentação financeira - o dinheiro a receber dos clientes e os pagamentos a fazer aos fornecedores. A Petrobras, já decidida a vender as refinarias caso se mantenham as regras delineadas pelo governo boliviano, passou a temer só uma coisa: que, motivado por razões políticas, o governo Lula reagisse de forma branda à ação do Ministério de Hidrocarbonetos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porém, agiu como preconizava o sábio Celso Lafer, chanceler no governo Fernando Henrique: suave no modo, duro na ação. A Petrobras foi autorizada a editar nota duríssima, seguida de entrevistas do presidente da empresa, também em tom forte. Enquanto Lula reiterava seu interesse em boas relações com os bolivianos, o ministro de Minas e Energia cancelava a visita à Bolívia, e a remarcava para 9 de outubro, convenientemente após as eleições no Brasil.

Difícil imaginar reação mais eficiente que a tomada pelo governo brasileiro, entendida na Bolívia como uma derrota severa do governo Evo Morales, e responsável pela demissão do mais radical adversário dos interesses brasileiros, o ministro de Hidrocarbonetos, Andres Soliz-Rada (até um dia antes, considerado inamovível do governo, por sua imensa popularidade no país). Até agora, apesar das dúvidas e das resistências reais dentro do governo brasileiro, a Petrobras recebeu apoio para defender seus interesses na Bolívia.

Interesses do Brasil não são idênticos aos da Petrobras

O forte impacto da reação brasileira no cenário boliviano leva muitos analistas a pensar se o governo Evo Morales não estaria, há mais tempo, tratando com maior cuidado das relações com o Brasil, caso a reação do Palácio do Planalto tivesse sido mais dura, ainda em maio, após a edição do decreto de nacionalização do gás e petróleo na Bolívia. Evo Morales não parece compreender as delicadezas da diplomacia; uma demonstração de sua falta de traquejo foi a reação, em Cuba, ao comentar a demissão do fiel auxiliar Soliz-Rada: não falta gente para substituí-lo, bradou o mandatário boliviano. Espera-se que, depois das eleições, a legítima solidariedade com o povo boliviano não distraia o governo da necessária defesa dos interesses do Brasil - que, ressalve-se, não são idênticos aos da Petrobras.

Críticos da política externa chegaram, no fim de semana, a reclamar do governo por não ter chamado a Brasília, desta vez, o embaixador brasileiro em La Paz. Tarefa impossível. Desde a sexta-feira anterior, o embaixador Antonino Mena Gonçalvez saiu da Bolívia para novo posto; e seu substituto, Frederico Araújo, nem arrumou ainda as malas, no Brasil. Quem julga as declarações amenas de Lula pelo seu valor de face não aponta o que faltou desta vez. Quem sabe, esperava-se do brasileiro um tapa na cabeça de Morales, após a suspensão da medida desarrazoada.

Não é só ideologia o que alimenta o cuidado de Lula. Apesar da intempestividade do presidente brasileiro no trato das questões internacionais, pode-se atribuir a ele, nesse caso, boa pitada de "realpolitik". Não interessa agora ao Brasil uma humilhação pública de Morales, ou provocações políticas. Não há, no cenário boliviano, turvado por bloqueios de estradas e paralisações pelos mais diferentes e bizarros motivos, nenhum nome que possa substituí-lo, à direita (desmoralizada) ou à esquerda (incendiária e irracional). E o Brasil, por decisão de governos anteriores, ainda depende bastante do fornecimento de gás boliviano - não só durante o período pré-eleitoral.

As críticas a Lula por suas tentativas de aproximar-se de Morales são enviesadas. Fosse outra a relação entre os dois governos, Soliz-Rada poderia estar ainda à frente do ministério, a Petrobras demonizada e o Brasil, junto aos Estados Unidos, à imprensa e à oposição, transformado por Morales em bode expiatório dos problemas no país andino - causados, em boa parte, pela inépcia do governo local.

É crescente a instabilidade na Bolívia, país com quem o Brasil tem a maior fronteira, preocupações em relação ao narcotráfico, e uma corrente migratória com tendência ascendente. A visão maximalista da cúpula governista provocou lá um impasse perigoso na Assembléia Constituinte, onde se tentou, sem sucesso, atropelar a oposição. Insatisfeitos com a demora em se atender a demandas seculares, os movimentos sociais a todo momento acuam o governo. Facções radicais do MAS (às quais pertencem alguns ministros de Morales) planejam um cerco à cidade de Santa Cruz de la Sierra nesta semana, exatamente em meio a uma importante feira de exportadores - o que pode se transformar em conflito sangrento e simbólico, entre descendentes de indígenas e elementos da elite branca local.

No MAS, quatro correntes disputam o poder, de radicais formados no movimento indígena a moderados ligados a intelectuais sem militância partidária. A queda de Soliz-Rada fortalece o lado moderado, mas gera reações da esquerda e das bases do partido, o que deve azedar a retórica do governo nos próximos dias. A depender das ações do Brasil, as declarações das autoridades locais podem deter-se na retórica para a opinião pública interna, ou podem converter-se em ação, por encurralar um governo já atarantado com desafios para os quais não teve preparo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19