Política

Diretores da ANP tomam posse no RJ

Eles foram aprovados pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura e pelo plenário do Senado Federal no dia 7 de junho e nomeados pela presidenta da República, Dilma Roussef, em 27 de junho. Com a posse, o quadro da Agência volta a ficar completo, com o diretor-geral e quatro diretores técnicos

Redação
18/07/2011 13:19
Visualizações: 181
Os diretores da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Florival Carvalho e Helder Queiroz tomaram posse na última sexta-feira (15), em cerimônia realizada no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. Eles foram aprovados pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura e pelo plenário do Senado Federal no dia 7 de junho e nomeados pela presidenta da República, Dilma Roussef, em 27 de junho. Com a posse, o quadro da Agência volta a ficar completo, com o diretor-geral e quatro diretores técnicos. Participaram da cerimônia o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o senador Inácio Arruda, além do diretor-geral da ANP, Haroldo Lima e dos diretores da Agência, Magda Chambriard e Allan Kardec Duailibe.

Também estiveram presentes os ex-diretores da ANP David Zylbersztajn e Sebastião do Rego Barros, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, os diretores da Petrobras de Gás e Energia, Maria das Graças Foster, e de Exploração e Produção, Guilherme Estrella,  parlamentares e representantes da indústria de petróleo e gás natural.

Em seu discurso, o diretor Florival Carvalho destacou o impacto positivo do setor de petróleo e gás natural para a sociedade brasileira. Somente em 2010, segundo ele, cerca de R$ 10 bilhões em royalties e R$ 11 bilhões em participações especiaos foram repassados para estados, municípios e para a União. Florival Carvalho também ressaltou a importância da cláusula dos contratos de concessão que prevê o investimento de 1% da receita líquida dos campos com grande produtividade ou rentabilidade em pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para a ampliação da base tecnológica do país e para o aumento do conteúdo local nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, frisou que os novos diretores têm uma grande contribuição a dar no momento positivo vivido pelo Brasil. "É preciso usar aproveitar todas as oportunidades de crescimento e o setor de petróleo têm uma participação importante neste processo", afirmou.

Helder Queiróz falou sobre a importância da ANP para a evolução do setor de petróleo e gás no Brasil. Ele lembrou que em 1998, quando a agência foi criada, o Brasil importava 35% do petróleo bruto necessário para suprir o abastecimento e, agora, com a descoberta dos novos reservatórios do pré-sal, em uma década o país deverá assumir a condição de exportador no mercado internacional. Outro ponto relevante na atuação da ANP foi, de acordo com o diretor, o aumento do número de empresas participantes das atividades de exploração e produção no Brasil. Em 1998, a única empresa do setor era a Petrobras e hoje, com as rodadas de licitações da ANP, já são mais de 70 as empresas concessionárias que atuam no país.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19