Termelétrica

Dilma Rousseff e Roberto Requião discutem situação da UEG Araucária

Radiobrás
26/10/2004 03:00
Visualizações: 400

A situação da UEG Araucária, usina termelétrica a gás construída no governo anterior e que está paralisada porque não se ajusta ao sistema estadual e nacional de distribuição de energia, foi discutida na noite de sexta-feira (22/10) durante encontro da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, com o governador do Paraná, Roberto Requião, na residência oficial da Granja do Canguiri, em Curitiba (PR).
Requião propôs à ministra a compra das ações da El Paso (EUA) pela Petrobras e pela Copel - Companhia Paranaense de Energia. "A Petrobras poderia comprar metade da ações e a Copel a outra metade", explicou o governador, destacando ainda que a usina, do jeito que foi entregue," se revelou inútil."
A solução, acrescentou o governador, é "ilhar" a usina para que a energia a ser gerada possa, por exemplo, atender Curitiba em uma emergência. "É uma forma de evitar um colapso no sistema elétrico brasileiro, já que a tecnologia utilizada na UEG não se adapta aos padrões do país, e de ressarcir um prejuízo de US$ 62 milhões na implantação da usina de processamento, uma vez que o gás boliviano se revelou desnecessário".
A ministra Dilma Rousseff disse que ficou surpresa com a situação da termelétrica. "Fico preocupada com o fato de o Paraná ter uma usina desse porte, que é inoperante e não pode ajudar o sistema nacional num eventual período de escassez na produção de energia". O governador convidou a ministra a presenciar o desvio do rio que vai formar as Centrais Elétricas do Rio Jordão (Elejor), da qual a Copel é sócia majoritária. A Elejor detém a concessão para construir e operar um complexo de usinas de quase 250 MW (megawatts) de potência no Rio Jordão, localizado na região central do Estado.
São duas hidrelétricas de médio porte (Santa Clara e Fundão), com 120 MW cada, e duas pequenas centrais que somam 5,9 MW. No conjunto, esses aproveitamentos totalizam potência suficiente para atender ao consumo de uma cidade de 600 mil habitantes.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20