Combustíveis

Diesel com 5% de biodiesel

Jornal do Commercio
04/01/2010 13:05
Visualizações: 144
A partir de 1º de janeiro, todo o diesel comercializado no País deverá conter 5% de biodiesel. A obrigatoriedade da mistura, conhecida tecnicamente como "B5", foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em outubro passado. Trata-se, na verdade, de uma antecipação, já que, originalmente, a adição de 5% de biodiesel ao diesel comum deveria entrar em vigor somente em 2013. Atualmente, está em vigor a mistura de 4%.


A capacidade instalada para produção de biodiesel no País é de 3,6 bilhões de litros. Pelos cálculos do governo, a quantidade é suficiente para atender aos 2,4 bilhões de litros anuais que, estima-se, sejam necessários para suprir a adição de 5%.


No entanto, se por um lado o governo antecipa o início de uma mistura mais elevada; por outro, o próprio Lula já fez reclamações públicas sobre os rumos do programa de biodiesel. No dia 23 de outubro passado, ao ratificar a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de iniciar o B5 em janeiro de 2010, Lula queixou-se do fato de a soja ter se tornado a matéria-prima predominante na produção do combustível.


"Nós não temos o direito de ficar dependentes da soja. Será um ledo engano e nós iremos começar a perder politicamente o que ganhamos até agora, porque a soja é alimento, e tem um bilhão de seres humanos passando fome no mundo", disse o presidente, na época.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13