Lançamento Editorial

Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa chega à sua segunda edição e será lançando dia 18/07 no IBP

Redação/Assessoria
04/07/2018 20:28
Visualizações: 906

No dia 18 de julho, às 18h, será lançada no IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) a segunda edição do Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa / exploração e produção de petróleo e gás. De autoria de Eloi Fernández y Fernández, engenheiro mecânico e professor do Instituto de Energia (IEPUC) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), Oswaldo A. Pedrosa Junior, também engenheiro mecânico e ex-presidente da Pré-sal Petróleo S.A (PPSA), e António Correia de Pinho, geólogo e autor de vários outros livros sobre o tema, o dicionário aborda temas atualizados referentes à tecnologia de reservatório, tecnologia de produção, tecnologia de poço, geologia, geofísica, regulação e contratos.

"O lançamento da segunda edição foi motivado pelos novos modelos regulatórios e as descobertas do pré-sal, condições não existentes no momento da primeira edição, de 2008, e que, obviamente, introduziram diversas variáveis até então desconhecidas. Além disso, a primeira edição está esgotada", afirma o Prof. Eloi Fernández y Fernández.

Dado o desafio, os autores se uniram a outros cerca de 80 profissionais e acadêmicos da área para o lançamento desta nova edição, ainda mais abrangente e completa. "Selecionar esta equipe é um fator determinante para garantir a qualidade do dicionário. São parceiros reconhecidos no setor de óleo e gás, com grande experiência acumulada, e vários deles também participaram da primeira edição, que acabou se tornando uma obra de referência na área", reforça o professor.

Com 9.483 verbetes — além de um glossário inglês-português e um siglário com 1.180 termos —, a nova edição do Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa terá tiragem de dois mil exemplares e, novamente, é um lançamento das editoras PUC-Rio e Lexikon.

O dicionário também está disponível gratuitamente no site http://dicionariodopetroleo.com.br e no aplicativo "Dicionário do Petróleo" para Android e iOS. Quem tiver interesse no formato físico, pode comprar diretamente no site da Editora Lexikon ou nas maiores livrarias brasileiras, ao custo de R$ 168,00 (cento e sessenta e oito reais).

O dicionário teve o patrocínio do IBP, Petrobras, Partex Oil&Gas, Galp e ENH, e contou com a colaboração da SPE Brasil, Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC), Editora PUC-Rio, Lexikon Obras de Referência e Desenvolvimento Web – Lavorare.

Serviço:

Lançamento da segunda edição do Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa

Data: 18/07/18

Horário: 18h

Local: IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis)

Endereço: Av. Almirante Barroso, 52, 26º andar, Centro, Rio de Janeiro

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13