Energia Eólica

Desenvix assina primeiro empréstimo com o China Development Bank

Financiamento é para o Parque Eólico de Barra dos Coqueiros.

Redação
26/09/2012 19:04
Visualizações: 262

A Desenvix Energias Renováveis S/A assinou um contrato de empréstimo de R$ 98,7 milhões com o China Development Bank (CDB), com pagamento em 15 anos, para financiamento do Parque Eólico de Barra dos Coqueiros, que fica na região metropolitana de Aracaju (Sergipe). Este é o primeiro Project Finance desenvolvido pelo CDB, que formatou o produto em dez meses e agora vai usá-lo como modelo para outros potenciais clientes. A liberação do empréstimo ocorrerá em um prazo de até 30 dias a contar da assinatura do contrato e o empréstimo está atrelado à variação da LIBOR mais spread.

 

A cerimônia de assinatura foi realizada em Pequim, no dia 10 de setembro. José Antunes Sobrinho, presidente da Desenvix, estava acompanhado pelo diretor Liu Ming. Também estavam presentes o presidente e CEO da Sinovel, Wei Wenyuan; o vice-presidente, Lecheng Li; o gerente geral DO CDB, Xu Ming; o vice-gerente geral da CDB Pequim, Jiang Daozhen, e o diretor Fan Haibin.

 

Para o Parque Eólico de Barra dos Coqueiros, a Desenvix adquiriu 23 turbinas SL1500/82 da empresa chinesa Sinovel, a segunda maior fabricante de aerogeradores do mundo. A Desenvix detém 95% de participação no empreendimento.

 

“Com investimento total de cerca de R$ 123,4 milhões, o parque vai gerar 34,5 megawatts e estará totalmente operante nas próximas semanas. Acreditamos muito no potencial da energia eólica e temos orgulho em fechar grandes negócios como este que irão contribuir para o desenvolvimento deste setor no Brasil”, declara Antunes.

 

Devido à importância do setor de energia eólica, o CDB se dedicou a estruturar um financiamento específico com as características deste tipo de negócio e até montou um time especializado. Segundo o CDB, este é o primeiro projeto com financiamento de um banco chinês na América Latina e é um exemplo de uma cooperação com benefícios mútuos.

 

“Durante os últimos anos, a indústria eólica chinesa se desenvolveu rapidamente e a Sinovel se tornou líder na oferta de equipamentos desde 2008. Damos atenção especial ao mercado global de energia eólica e temos feito esforços para intensificar o processo de internacionalização dos nossos produtos. Vemos o Brasil como a maior economia da América do Sul, rica em recursos eólicos, o que a torna nosso principal mercado para execução de nossa estratégia de internacionalização. Esperamos nos mantermos atuantes neste mercado promissor”, destacou Wenyuan.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19