E&P

Descoberto petróleo na bacia do Paraná

O Estado do Paraná
04/04/2005 03:00
Visualizações: 268

A Sanepar encontrou petróleo em São Roque do Pinhal, distrito de Joaquim Távora, no Noroeste do Estado. A descoberta - anunciada esta semana pela empresa - aconteceu quando técnicos da empresa perfuravam um poço, de cerca de 300 metros de profundidade, para regularizar a captação superficial na região. De acordo com o gerente da Hidrogeologia da empresa, João Horácio Pereira, a região é favorável à ocorrência de petróleo.
O óleo retirado do local foi analisado pelo Lactec Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, e o produto foi apontado como petróleo. Na quinta-feira (31), a Agência Nacional do Petróleo (ANP), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energias, confirmou o laudo, garantindo a autenticidade do produto.
Esta é a 10.ª descoberta de petróleo em terra no Brasil, em 2005, e a primeira no Paraná. Segundo o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, a descoberta foi uma grata surpresa. "O fato de técnicos da empresa terem encontrado petróleo no Noroeste do Estado traz uma perspectiva de desenvolvimento para a região. Agora, cabe aos órgãos competentes dar o destino adequado a esse petróleo", afirmou.
João Horácio explica que a ANP é a responsável por todos os registros de petróleo no País. "A agência vai direcionar os encaminhamentos e fomentar as pesquisas em Joaquim Távora", disse ele. A partir de agora, serão desenvolvidas pesquisas que vão determinar o tipo do petróleo. Ainda segundo o gerente, por conter petróleo, a água do poço se tornou imprópria para o consumo. Por conta disso, um novo poço será perfurado para atender a população.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20