E&P

Descoberta a maior jazida de petróleo do Mar Báltico

Diário Digital
25/08/2006 03:00
Visualizações: 612

O grupo petrolífero polaco Lotos anunciou a descoberta, pela sua filial Petrobaltic, da maior jazida de petróleo sob o Mar Báltico, calculada em 110 milhões de barris.

"É pelo menos três vezes maior do que as reservas exploradas actualmente pela Petrobaltic. Esta jazida é também muito mais importante do que a explorada actualmente pelos russos na região de Calininegrado", disse o presidente da Lotos, Pawel Olechnowicz.

Adiantou que a jazida descoberta pela Petrobaltic se encontra em águas territoriais da Polónia.

"Esta jazida é nossa. Fizemos análises económicas e vamos fazer tudo para começar a exploração o mais rapidamente possível", acrescentou Olechnowicz.

Segundo grupo petrolífero polaco, depois da PKN Orlen, a Lotos extrai anualmente seis milhões de toneladas de bruto por ano, das quais 300 mil toneladas do Báltico pela sua filial Petrobaltic.

A nova jazida situa-se a 135 quilómetros a Norte da quase ilha de Hel, a uma profundidade entre 105 e 125 metros. A Lotos espera iniciar a sua exploração a partir de 2011.

A Polónia importa da Rússia mais de 95% do seu consumo de petróleo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13