OTC Brasil

Desafios e oportunidades no setor de óleo e gás são discutidos no último dia da OTC

O último dia da primeira edição da OTC Brasil teve palestra sobre os desafios e oportunidades do setor de óleo e gás no Brasil, com representantes das principais empresas do setor que atuam no país. Baker Hughes, Halliburton e Schlumberger exaltaram a necessidade de investimento em inovação.

Redação
06/10/2011 19:35
Visualizações: 345
O último dia da primeira edição da OTC Brasil teve palestra sobre os desafios e oportunidades do setor de óleo e gás no Brasil, com representantes das principais empresas do setor que atuam no país.


Harold Mesa, da Halliburton, afirmou que os principais desafios no pré-sal estão no escoamento do petróleo e do gás, a corrosão dos dutos e equipamentos e o CO2, que terá que ser reinjetado. Outro ponto apontado por Mesa foi a alta demanda por profissionais no mercado. Segundo ele, o setor precisa de 50 mil pessoas. A Halliburton vem contratando muitos profissionais no Brasil, sendo de brasileiros o maior número de funcionários da empresa, que tem no recrutamento e na retenção de talentos, sua fórmula para ter soluções cada vez melhores.


A inovação foi indicada como uma das soluções para os desafios da indústria. Para isso, a Halliburton já investiu no seu Centro de Tecnologia, no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que já está em funcionamento. "Enxergamos que desafios geram oportunidades", assinalou.


Já Ana Zambelli, presidente da Schlumberger no Brasil, disse que a excelência na execução dos projetos é um foco da empresa que preza pelo mínimo de erros. "Nessa indústria é preciso acertar na primeira tentativa sempre", afirmou.


Para Maurício Figueiredo,vice-presidente da Baker Hughes, o Brasil é o país mais forte no mundo em oportunidades nesse setor. Segundo ele, os principais desafios do Brasil são o Conteúdo Local, a carga tributária e o processo de licenciamento ambiental.


Ele adiantou que a companhia pretende ter 80 sondas offshore atuando no país até o fim do ano que vem. Esse número vai pular para 120 sondas em 2015. Além disso, dos últimos 20 poços perfurados no pré-sal, em 16 a Baker teve participação.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19