Gasbol

Demanda por gás duplica

Jornal do Brasil
27/03/2006 03:00
Visualizações: 204

Iniciado concurso público para expandir gasoduto

Se depender das propostas entregues na última sexta-feira para a Transportadora do Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), o gasoduto terá praticamente que ser duplicado nos próximos anos. As petroleiras British Gas (BG), do Reino Unido, Repsol, da Espanha, TotalFina, da França, e a Petrobras apresentaram propostas para o transporte de 36 milhões de metros cúbicos por dia de gás por meio da unidade, que interliga as cidades de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, a Porto Alegre (RS).
O presidente da TBG, José Zonis, anunciou ontem que, a partir dos números apresentados pelas petroleiras, a TBG e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) concluirão os detalhes do projeto de expansão. A expectativa, segundo Zonis, é de que os detalhes estejam prontos em um prazo de 45 dias.

De qualquer maneira, o executivo fez questão de deixar claro que, ao todo, o gasoduto deverá ter sua capacidade expandida em menos do que 36 milhões de metros cúbicos/dia. Ele justificou que, em muitos casos, as propostas das empresas levavam em conta o transporte por trechos coincidentes, o que poderia gerar superposições no fornecimento. Zonis informou que, apenas com o detalhamento do projeto, será possível definir a quantidade a ser importada.

A Petrobras foi a empresa que apresentou a proposta para importação da maior quantidade do insumo: 15 milhões de metros cúbicos/dia. A Repsol solicitou 6,7 milhões de metros cúbicos/dia, enquanto a BG, outros 6,1 milhões de metros cúbicos/dia, a Total, 5,65 milhões de metros cúbicos/dia e a Pan-American Energy (joint venture da argentina Bridas com a inglesa British Petroleum), 2,7 milhões de metros cúbicos/dia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19