Opep

Demanda mundial atingirá o maior nível em 4 anos

A Agência Internacional de Energia (IEA) anunciou que a demanda mundial pelo produzido pelos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deve atingir, neste quarto trimestre, o nível mais alto dos últimos quatro anos.

Jornal do Commercio
13/11/2006 02:00
Visualizações: 126

A Agência Internacional de Energia (IEA) anunciou que a demanda mundial pelo petróleo produzido pelos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deve atingir, neste quarto trimestre, o nível mais alto dos últimos quatro anos. A demanda pelo petróleo produzido pelos 11 países-membros da Opep deverá ter aumento de 1,6 milhão de barris por dia entre outubro e dezembro, devido a uma queda na produção de países não-membros do cartel - a agência revisou para baixo a previsão de fornecimento por parte desses países, para 51,7 milhões de barris por dia (200 mil a menos que na previsão anterior).

Segundo a agência, o crescimento na demanda deverá ser de 2,6% na comparação com o mesmo trimestre de 2005 - período de demanda menor que o habitual devido a um inverno menos intenso e ao impacto da passagem do furacão Katrina no sul dos Estados Unidos. Segundo o relatório, um fornecimento menor na região do Mar do Norte, na Rússia, China, em Angola e no Brasil irá ofuscar as altas esperadas na produção na América do Norte, Austrália e no Azerbaijão. Os preços do petróleo também devem começar a refletir os efeitos dos cortes de produção efetuados pela Opep. `Cortar a produção no quarto trimestre certamente vai restringir o mercado`, disse o responsável pela elaboração do relatório, Lawrence Eagles.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19