Pré-sal

Deixou o estaleiro em Singapura rumo ao Brasil o FPSO Pioneiro de Libra

Redação/Assessoria
29/03/2017 16:54
Deixou o estaleiro em Singapura rumo ao Brasil o FPSO Pioneiro de Libra Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 429

A Odebrecht Óleo e Gás (OOG) e a Teekay Offshore Partners L.P. (Teekey Offshore) realizam ontem (28/03), em Singapura, o rito de partida para o Brasil do FPSO Pioneiro de Libra, de propriedade da joint-venture 50/50 entre as duas empresas (OOGTK). A viagem deve durar, aproximadamente, 65 dias. Esse FPSO será o primeiro a produzir óleo no Bloco de Libra.

Desde o batismo do FPSO, realizado em dezembro do ano passado, a embarcação passou por testes de comissionamento e de mar. Neste período foram realizadas mais de mil atividades, entre elas, teste de inclinação e do sistema de propulsão além da maioria dos sistemas de processo. Durante a viagem ao Brasil, outros testes serão realizados e, após a chegada, a embarcação passará por processos de aprovação de entidades e órgãos fiscalizadores e da Petrobras.

A embarcação será afretada e operada pela joint-venture e realizará Testes de Longa Duração no Bloco de Libra para o Consórcio formado pelas empresas Petrobras (Operadora, com 40%), Total (20%), Shell (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%) por um período de 12 anos. A extração do primeiro óleo está prevista para o final do primeiro semestre de 2017.

O Bloco de Libra se estende por mais 1.500 quilômetros quadrados na Bacia de Santos, está situado a 164 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, ao Sul da cidade de Saquarema.

A construção do FPSO Pioneiro de Libra começou no final de 2014 no estaleiro Jurong, em Singapura, e recebeu investimentos de aproximadamente US$ 1 bilhão. A unidade poderá atuar em lâmina d’água de até 2.400 metros de profundidade e terá capacidade de produção de 50 mil barris de óleo por dia e de compressão de 4 milhões de metros cúbicos de gás/ dia.

Ao longo de dois anos, mais de quatro mil pessoas estiveram envolvidas no projeto, incluindo as atividades no estaleiro, com mais de 19 milhões de homens/horas trabalhadas, sem registro de nenhum acidente de trabalho com afastamento. Os resultados em segurança do trabalho foram reconhecidos formalmente pelo Consórcio de Libra que, em cerimônia realizada em Singapura, entregou placas de condecoração para representantes da OOGTK e Jurong.

“O FPSO Pioneiro de Libra é um marco para os testes de produção de petróleo no Brasil e temos orgulho de concluir esta fase do projeto. Será o primeiro FPSO a atuar no Bloco de Libra, considerado uma das maiores reservas de petróleo do pré-sal brasileiro. Para nós, a conclusão desta nova etapa demonstra competência e capacidade de entrega da parceria com a Teekay Offshore, que, após quatro anos da bem-sucedida operação do FPSO Cidade de Itajaí, rende agora seu segundo fruto”, afirma Jorge Mitidieri, Diretor Superintendente de Serviços Integrados da Odebrecht Óleo e Gás.

Roberto Simões, CEO da Odebrecht Óleo e Gás, celebra o início da navegação do FPSO Pioneiro de Libra rumo ao Brasil como um importante marco em meio aos desafios da indústria de óleo e gás nos últimos dois anos. “Isto mostra a força e resiliência de nossas equipes e principalmente da parceria entre OOG e Teekay”, afirma.

Os contratos de afretamento e operação do FPSO Pioneiro de Libra foram celebrados em outubro de 2014. No ano seguinte, a joint-venture formalizou o contrato de financiamento com bancos internacionais para a construção do navio.

O FPSO (Floating Production Storage and Offloading) é um tipo de navio utilizado pela indústria petrolífera para a produção, armazenamento e transferência de petróleo por navios aliviadores. São empregados em locais de produção distantes da costa com inviabilidade de ligação por oleodutos ou gasodutos.

Sobre a Teekay Offshore Partners L.P.

A Teekay Offshore Partners L.P. é uma fornecedora internacional de serviços de transporte marítimo, produção e armazenamento de petróleo, reboque de longas distâncias, instalação e manutenção offshore e serviços de segurança para a indústria petrolífera, focada principalmente nas atividades relacionadas à produção de petróleo dos seus clientes, operando nas regiões offshore do Mar do Norte, Brasil e Costa Leste do Canadá. A Teekay Offshore é estruturada como uma companhia aberta de responsabilidade limitada com ativos consolidados de aproximadamente US$ 5,7 bilhões, compostos por 64 ativos offshore, incluindo unidades FPSO, navios-petroleiros, unidades FSO, unidades de manutenção e segurança (UMS), reboques de longa distância, navios de instalação offshore e navios-tanque convencionais. A maior parte da frota da Teekay Offshore possui contratos estáveis de prazo médio. As ações da Teekay Offshore são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo “TOO”.

Sobre a Odebrecht Óleo e Gás

A Organização Odebrecht atua como prestadora de serviços para a indústria de petróleo brasileira desde 1953. Em 1979, começou a atuar em perfuração offshore, sendo a primeira empresa privada nacional a prestar este tipo de serviço no Brasil. Na década de 90, expandiu sua atuação para o exterior, incluindo o Mar do Norte, com foco na prestação de serviços e operação de FPSO. Em 2006, concentrou seus investimentos em petróleo e gás em uma nova empresa, a Odebrecht Óleo e Gás. De origem brasileira e com atuação no Brasil e no exterior, a Odebrecht Óleo e Gás é capaz de prover soluções integradas para a indústria de óleo e gás upstream tanto na fase de investimentos quanto nas operações, nos segmentos de Perfuração Offshore, Construção Submarina, Produção Offshore e Manutenção e Serviços Offshore. Tem na segurança de seus integrantes e de suas operações seu principal valor, além do uso de inovações tecnológicas, do compromisso com a preservação do meio ambiente e com sua excelência operacional. Mais informações no site: www.odebrechtoilgas.com.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19