Bolívia

Decisão da Repsol não deve afetar a Petrobras

Valor Econômico
27/01/2006 02:00
Visualizações: 127

Com a decisão anunciada da Repsol de reduzir suas reservas de petróleo e gás, principalmente na Bolívia e na Argentina, as maiores dúvidas do mercado hoje se referem aos efeitos da medida para os negócios das empresas de petróleo e o impacto sobre a Petrobras. Isso porque a estatal brasileira é sócia da Repsol em dois campos de gás na Bolívia que tiveram suas reservas revistas: San Alberto e Sábalo, conhecido como San Antonio.

Uma análise mais política da decisão da Repsol é de que a espanhola vai endurecer suas negociações com o governo boliviano em torno da regulamentação da nova Lei de Hidrocarbonetos, que entre outras mudanças, elevou a carga tributária sobre a produção de gás de 18% para 50%.

No momento, as companhias de petróleo analisam as primeiras declarações públicas dos ministros nomeados pelo presidente Evo Morales para o setor.

Mas já causaram espanto as recentes declarações do novo ministro de Hidrocarbonetos, Andrés Soliz Rada, e do presidente da Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Jorge Alvarado.

Rada manifestou a intenção de interferir nos preços de gás fixados pela Repsol Bolívia para vendas à Repsol Argentina , enquanto Alvarado voltou a mencionar a intenção de "resgatar" as duas refinarias da Bolívia que são controladas pela Petrobras.

Questionado sobre o assunto, o diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, informou, por meio de sua assessoria, que a estatal está "em início de conversações com o novo governo" da Bolívia e que ainda não há novidades sobre o assunto. "Nada temos a declarar por enquanto", disse Cerveró, em tom cauteloso.

Depois da Petrobras, a Repsol é a maior empresa estrangeira atuando na Bolívia. As britânicas BG e BP também têm ativos importantes naquele país, assim como a francesa Total. Pelos cálculos da empresa de consultoria Gás Energy, as companhias estrangeiras colocaram na gaveta investimentos de pelo US$ 7 bilhões na Bolívia por causa das incertezas regulatórias embutidas na nova Lei de Hidrocarbonetos.

Um executivo da Petrobras informou ao Valor que a decisão da Repsol não tem nenhum impacto sobre as reservas da estatal brasileira de petróleo nos campos onde as duas têm sociedade na Bolívia, já que a política da estatal brasileira é dar tratamento "bastante conservador" às reservas nos seus balanços.

A Petrobras tem 35% do campo de San Alberto, onde a espanhola reduziu ontem as reservas provadas em 20,2%, e outros 35% de Sábalo, que tiveram as reservas reduzidas em 21,8%. A Repsol tem participação nesses campos através da empresa Andina, da qual tem 50% junto com fundos de pensão bolivianos.

No último relatório de reservas referentes a 2005 e divulgado no fim do ano passado, a Petrobras reduziu em 191 milhões de barris de óleo equivalente (boe, medida que inclui petróleo e gás) suas reservas na Bolívia e Argentina. Em 31 de dezembro elas foram calculadas em 1,681 bilhão de boe.

O analista Emerson Leite, do banco Crédit Suisse, também acha que a decisão da Repsol tem "pouco impacto" para as reservas provadas da Petrobras medidas segundo critérios da Securities and Exchange Commission (SEC). Ele ressalta que mesmo no pior cenário extremo, se a Petrobras anunciasse uma redução de todas as suas reservas de gás na Bolívia e Argentina, o que Leite frisa ser "um exagero", as reservas provadas totais da companhia seriam reduzidas em apenas 4%.

E, no caso ainda mais extremo de a Petrobras reduzir todas as reservas de petróleo contabilizadas nesses dois países, haveria uma redução de apenas 6,2% nas reservas totais, segundo avaliação do Credit Suisse.

Pelo critério adotado pela SEC - que não permite, por exemplo, a contabilização de quaisquer reservas de gás sem um contrato de venda, ao contrário do petróleo - a Petrobras encerrou 2005 com reservas provadas no Brasil e no exterior de 11,775 bilhões de barris de óleo equivalente, suficientes para sustentar sua atual produção por 15,4 anos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19