Energia

Daimler, Nissan e Renault acertam aliança

Valor Online
07/04/2010 14:41
Visualizações: 141

A francesa Renault, a japonesa Nissan e a alemã Daimler acertaram formar uma aliança para desenvolver e fabricar carros elétricos, carros de passageiros e veículos comerciais leves. Também pretendem cooperar no desenvolvimento de motores a gasolina e a diesel menos poluentes.

A construção geral do acordo é baseado no princípio de uma participação cruzada de 3,1% entre as três empresas. Será realizada por meio da troca de ações.

 

Conforme nota divulgada nesta quarta-feira, a Daimler terá 3,1% das novas ações emitidas pela Renault e obterá da Renault 3,1% das ações existentes da Nissan. A montadora francesa ficará com 3,1% dos papéis da Daimler e aceitou independentemente trocar 1,55% da Daimler com a Nissan por 2% de ações da Nissan. Renault e Nissan vão possuir, cada, 1,55% das ações em tesouraria da Daimler.

 

A cooperação estratégica será administrada por meio de um comitê com representação de todas as companhias envolvidas. Este comitê será presidido por Carlos Ghosn, executivo-chefe da Renault-Nissan Alliance, e Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler, e será dirigido por executivos seniores das três montadoras.

 

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20