Qualificação

Curso de eficiência energética chega ao Brasil para treinar gestores de energia

Em meio às notícias de sobrecarga no sistema elétrico e apagões, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, em parceria com a VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), realizará, de maio a outubro, o curso de eficiência energética "European Energy Manag

Redação
15/04/2011 20:04
Visualizações: 136
Em meio às notícias de sobrecarga no sistema elétrico e apagões, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, em parceria com a VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), realizará, de maio a outubro, o curso de eficiência energética "European Energy Manager" (EUREM) em São Paulo. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha (BMWi) e da GIZ (Agência Alemã para Cooperação Internacional).

 

Desenvolvido por engenheiros alemães e ministrado para mais de mil alunos da Europa desde 2003, o curso foi desenvolvido como um programa de treinamento para gestores de energia. Hoje, o EUREM funciona regularmente e em alto nível, em doze países europeus, como um curso de qualificação padrão na área de gestão de energia. A União Europeia (UE) tem como meta melhorar em 20% a eficiência energética até 2020 e a Alemanha tem papel importante nesse quadro. Além de aderir à meta da UE para 2020, o país desenvolveu um plano nacional com o objetivo de reduzir o consumo de energia em 80% até 2050, começando pelos sistemas de aquecimento e isolamento térmico das construções, que respondem sozinhos por 85% dos gastos com energia nos lares alemães.

 

“Os esforços da Câmara e do Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanhapara implementar o curso no Brasil buscam aumentar a cooperação tecnológica Brasil-Alemanha,  contribuir para melhorar a eficiência energética no País e posicionar a Câmara como centro de competência e de especialistas em eficiência energética e energias renováveis”, afirma Ricardo Ernest Rose, diretor do departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da Câmara Brasil-Alemanha.

 

Com duração de seis meses e 350 horas, o EUREM foi totalmente adaptado à realidade brasileira a fim de ajudar profissionais de empresas instaladas no Brasil a implementarem um moderno sistema de gestão de energia e aumentar a eficiência energética para, consequentemente, reduzirem os custos de produção e contribuírem de forma ativa na gestão ambiental.

 

O curso destina-se a profissionais que estejam envolvidos com o tema da energia ou que pretendam adquirir conhecimentos para implantar projetos nessa área. O certificado de especialização é válido no Brasil e em toda União Europeia.

 

Mais informações sobre o curso: http://www.ahkbrasil.com/EUREM/.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20