Negócios

Cummins Marine fornece 24 motores para embarcações do pré-sal

As 24 unidades dos motores de propulsão, modelo QSK 50, vão equipar as embarcações da Brasil Supply, responsável por fornecer à Petrobras os barcos de apoio à exploração de petróleo. O primeiro lote, de 4 motores, será entr

Revista TN Petróleo, Redação com Assessoria
14/08/2013 14:40
Visualizações: 200
A demanda do pré-sal por soluções inovadoras e produtos de alta qualidade tem gerado bons negócios para a Cummins Marine. A maior fabricante independente de motores Diesel fechou recentemente, por meio do Distribuidor Cummins Vendas e Serviços (CVS), localizado no Rio de Janeiro (RJ), a venda de 24 motores para seis embarcações modelo UT400, também conhecido como FSV (Fast Supply Vessel).

As 24 unidades dos motores de propulsão, modelo QSK 50, vão equipar as embarcações da Brasil Supply, responsável por fornecer à Petrobras os barcos de apoio à exploração de petróleo. O primeiro lote, de 4 motores, será entregue para o estaleiro Arpoador, sediado no Guarujá (SP), em outubro deste ano.

O início da operação das seis novas embarcações FSV da Brasil Supply está previsto para o segundo semestre de 2014. Cada crewboat receberá quatro motores QSK 50, de 16V e 1.800 hp cada um, totalizando 7.200 hp de potência por barco. A eletrônica embarcada nos propulsores Cummins permite que a frota seja monitorada por satélite e dispõe de total controle dos sistemas internos, tais como consumo de combustível, performance do motor, dentre outros tantos atributos que o sistema proporciona.

Vale acrescentar que o Cummins QSK 50 atende às mais rigorosas normas de emissões vigentes, IMO Tier II e EPA Tier 2, homologado por todas as principais empresas certificadoras.

A Cummins Marine, por meio dos distribuidores localizados estrategicamente por toda costa brasileira, está preparada para suportar todas as embarcações que atuam no mercado offshore, com treinamento, técnicos altamente qualificados e especializados, peças e serviços com tecnologia de ponta que seguem os padrões de qualidade de exigências da companhia.
 
 
Geradores de emergência

A empresa também se prepara para entregar sete unidades de geradores de emergência, que vão atuar no pré-sal a partir de 2014, para a General Electric (GE), empresa responsável por entregar os módulos de potência para o Estaleiro Atlântico Sul, localizado em Recife (PE). Os equipamentos serão entregues anualmente, com início da primeira unidade em dezembro de 2013.

Os módulos serão utilizados como geradores de emergência em 7 plataformas de perfuração (Drill Ships) pela Petrobras e devem atuar na costa brasileira. A venda foi resultado de um trabalho realizado em conjunto, pelo Distribuidor Cummins DCML, localizado em Belo Horizonte (MG), pela CVS - Cummins Vendas e Serviços e o COE - Centro de Excelência Marine Oil&Gás, de Singapura.

De acordo com Rodrigo Teixeira, gerente de Negócios Marítimos da Cummins Brasil, durante a negociação foi acordado que a entrega do conteúdo local será feita de forma escalonada, ou seja, com aumento gradativo da nacionalização do produto que vai de 40% até 50%. Os Grupos Geradores Cummins serão dotados de motor Cummins QSK 60 e alternador WEG, com potência unitária de 1.800 KWe.

O sistema ainda conta com o moderno Painel C-Command Elite Plus que, além de trabalhar de forma preventiva, foi projetado para auxiliar os operadores marítimos a controlar todos os parâmetros do motor, como gerenciar os custos operacionais, já que é capaz de monitorar todo seu funcionamento, como rotação, consumo de combustível, período de parada para manutenção e temperatura de óleo e água. O C-Command permite o monitoramento da embarcação via satélite. 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13