Oportunidades

CTC/PUC-Rio abre inscrições para pós-graduação em oito cursos

Redação/Assessoria
31/05/2017 14:33
Visualizações: 232

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para oito cursos de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), que começarão no segundo semestre de 2017. Confira abaixo os cursos e as respectivas datas de inscrição:

· Engenharia Civil - Até 30/06/2017

· Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos - Até 30/06/2017

· Engenharia de Produção - Até 18/06/2017

· Engenharia Mecânica - Até 30/06/2017

· Engenharia Elétrica - Até 25/06/2017

· Informática - Até 02/06/2017

· Matemática - Até 23/06/2017

· Química - Até 18/06/2017

De acordo com os últimos resultados da CAPES (triênio 2010-2012) — ­ órgão do governo que avalia todos os programas de pós-graduação do País, com notas de um a sete —,­ a PUC-Rio está entre as melhores universidades do País. No CTC, dos 11 programas avaliados, dois receberam nota máxima (Informática e Engenharia Mecânica), quatro ficaram com nota seis (Engenharias Civil e Elétrica e os bacharelados em Física e Matemática), três conquistaram nota cinco (Química, Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos e Engenharia de Produção).

Sendo um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do País, com cerca de 1.200 alunos de pós-graduação, o CTC/PUC-Rio investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem corpo docente formado por aproximadamente 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior, permitindo uma formação sólida alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto para o desenvolvimento de pesquisadores para o País.

Oportunidade de bolsas de estudo para os cursos de tempo integral

O candidato aprovado para cursar pós-graduação acadêmica em tempo integral no CTC/PUC-Rio poderá requerer bolsa de estudo da Capes, CNPq, Faperj e de outros órgãos de fomento. A solicitação deve ser feita diretamente no departamento do curso escolhido. Adicionalmente à bolsa de manutenção concedida para o estudante de pós (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), a obtenção da bolsa exime os alunos dos custos das anuidades e taxas escolares da universidade. A concessão da bolsa está sujeita à disponibilidade em função do número de candidatos aceitos. Alunos que não se qualificarem para receber a bolsa de fomento são elegíveis a outra modalidade de bolsa CAPES (bolsa taxa), que cobre integralmente os custos das anuidades e taxas escolares da universidade.

A seleção dos candidatos é feita pela comissão de pós-graduação de cada curso com base no histórico escolar da graduação, cartas de recomendação, curriculum vitae, experiência profissional e, caso seja necessário, será marcada uma entrevista com o candidato. Os selecionados que sejam ex-alunos da PUC-Rio pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais). O candidato pagará a taxa de inscrição somente se for aprovado no processo de seleção. Os cadastros para inscrição devem ser feitos no link

http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/ e os editais podem ser consultados no link http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html.

Veja os detalhes de cada um dos cursos de pós-graduação com inscrições abertas:

Engenharia Civil - Inscrições até 30/06/2017 - Conceito 6 na CAPES

O Programa oferece cursos de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia. A primeira conta com dez linhas de pesquisa: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fraturas, Estrutura de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto Armado e Protendido, Instabilidade e Dinâmica de Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não Convencionais, Modelos Constitutivos, Métodos Variacionais e Computacionais e Novas Metodologias na Engenharia. Já a Geotecnia, possui cinco linhas divididas em: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental e Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.

Mais informações: http://www.civ.puc-rio.br/admissao/

Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos - Inscrições até 30/06/2017 - Conceito 5 na CAPES

Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre duas áreas de concentração: Ciência e Engenharia de Materiais ou Engenharia de Processos e Meio Ambiente. Ao todo são dez linhas de pesquisas dividas em: Processo e Caracterização de Materiais, Desempenho e Integridade de Materiais, Junção de Materiais, Transformação de Fases, Materiais Nanoestruturados / Caracterização, Tecnologia Mineral, Siderurgia, Extração, Síntese e Processamento Químico de Materiais, Tecnologias Ambientais, Materiais Nanoestruturados / Síntese.

Mais informações: http://www.deqm.puc-rio.br/index.php?pag=pos_informacoes.

Engenharia de Produção - Inscrições até 18/06/2017 - Conceito 5 na CAPES

As seis linhas de pesquisa oferecidas são: Planejamento de Sistemas de Produção e Operações, Programação e Controle de Sistemas de Produção e Operações, Finanças Corporativas, Mercado de Capitais, Planejamento de Sistemas de Transporte e Logística, Programação e Controle de Sistemas de Transporte e Logística. As pesquisas estão inseridas nas áreas de concentração de Gerência de Produção, Finanças e Análise de Investimentos, e Transporte e Logística.

Mais informações: http://www.ind.puc-rio.br/ensino/pos-graduacao/apresentacao/.

Engenharia Mecânica - Inscrições até 30/06/2017 - Conceito 7 na CAPES

Desde sua criação, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: Mecânica Aplicada, Petróleo e Energia e Termociências, com oito linhas de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. Excepcionalmente, neste semestre, não haverá prova online. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos. Não há taxa de inscrição.

Mais informações: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao.

Engenharia Elétrica - Inscrições até 25/06/2017 - Conceito 6 na CAPES

Os candidatos ao título de mestre e doutor podem se inscrever nos programas oferecidos em Engenharia Elétrica em uma das seis áreas de concentração: Eletromagnetismo Aplicado, Métodos de Apoio à Decisão, Nanotecnologia, Processamento de Sinais, Automação e Robótica, Sistemas de Comunicações e Sistemas de Energia Elétrica.

Mais informações: http://www.ele.puc-rio.br/pos_inscricao.php?pageSet=22

Informática - Inscrições até 02/06/2017 - Conceito 7 na CAPES

Programa é nota máxima em todas as avaliações CAPES desde 2001 e o curso de mestrado foi o primeiro do Brasil e o de doutorado, o segundo a ser criado no País. Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever nos cursos das seguintes linhas de pesquisa: Banco de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ou Teoria da Computação.

Mais informações: http://www.inf.puc-rio.br/pos-graduacao/.

Matemática - Inscrições até o dia 23/06/2017 - Conceito 6 na CAPES

Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece nove linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2010-2012, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota seis e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.

Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/posgraduacao.htm.

Química - Inscrições até 18/06/2017 - Conceito 5 na CAPES

O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado e Doutorado, com cinco vagas em cada curso. Os cursos são voltados para profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins. O PPG-Qui tem as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides.

Mais informações: http://www.qui.puc-rio.br/pos-graduacao/ingresso/ .

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19