acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
publicidade
Porto Seguro

Créditos de carbono entre os temas de debates do setor mínero-metalúrgico

11/08/2008 | 10h01

Entre os dias 13 e 15, profissionais da indústria e fornecedores de serviços, equipamentos e insumos energéticos estarão reunidos em Porto Seguro, na Bahia, para debater sobre as oportunidades e os desafios do setor. O 29º Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades e o 23º Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais, promovido pela Associação Brasileira de metalurgia e Materiais (ABM) acontece nas dependências do Náutico Praia Hotel & Convention Center.

 

Créditos de Carbono, um dos temas relevantes da programação, será discutido em mesa-redonda por especialistas, que abordarão os aspectos técnicos e legais do certificado. Entre os palestrantes, Marcelo Alexander, gerente do Departamento de Meio Ambiente do Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro, fará uma análise deste mercado e dos projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), destacando suas vantagens e desvantagens. Também falará sobre as oportunidades para o desenvolvimento de projetos e comercialização, citando dois casos de sucesso ligados à cogeração a biomassa e pequenas centrais hidroelétricas.

 

Participam dos debates Josefa Grazillo, gerente da Rhodia Energy Services e Carlos Delpupo, consultor da Key Associados. Roberto Kawanami, da Comgás, atuará como mediador da mesa-redonda.

 

Com o Protocolo de Kyoto, acordo que obrigou países industrializados e responsáveis por 80% da poluição mundial a diminuírem suas emissões dos gases formadores do efeito estufa até 2012, os créditos de carbono adquiriram importância relevante na pauta das grandes indústrias.

 

Muitas siderúrgicas brasileiras já estão se beneficiando destes créditos junto à ONU, através de projetos de redução de emissões de gases, como é o caso da ArcelorMittal Tubarão e a Mannesmann, entre outras. 

 

A abertura oficial dos eventos, que terão programação específica e conjunta, será às 8h30, com destaque para a palestra Perspectivas do Mercado de Energia Elétrica no Brasil, a cargo do diretor da Tractebel Energia, Miroel Makiolke Wolovski.

 

A programação dos eventos inclui a apresentação de 14 trabalhos empresariais e acadêmicos na área de energia e 11 no segmento de gases, além apresentação dos Balanços Energéticos 2007 das principais usinas siderúrgicas integradas brasileiras, como a ArcelorMittal Tubarão, Gerdau Açominas, Usiminas, Cosipa, ArcelorMittal Inox Brasil, Aços Villares, ArcelorMittal Monlevade, V&M do Brasil e CSN.

 

Inscrições no local à Rua do Telégrafo, 1965 - Praia de Taperapuan, Porto Seguro (BA). Telefone: (73) 3288-7100. Mais informações no portal da ABM: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/energia/2008/



Fonte: Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar