Indústria Naval

CPRH realiza audiência pública sobre Estaleiro Promar

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma)
17/01/2011 12:50
Visualizações: 122
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou na última sexta-feira audiência pública para discussão dos impactos ambientais decorrentes do Estaleiro Naval Promar, a ser instalado no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape.

A proposta é que o empreendimento, um investimento de R$ 300 milhões, seja implantado no Porto de Suape, no qual se inserem mais cinco empreendimentos navais, aos quais se juntam um terminal de minério de ferro e a ampliação do terminal de contêineres. O objetivo é a fabricação de navios voltados para o apoio, principalmente de plataformas petroleiras.

Na primeira etapa serão construídos oito navios gaseiros (destinados ao transporte de gases liquefeitos), com essa demanda, o estaleiro terá encomendas até meados de 2015. A previsão da duração das obras é de aproximadamente 28 meses. De acordo com a Promar, a estimativa é de que no pico das atividades ocorra a geração de cerca de mil empregos diretos atrelados à construção civil e montagem mecânica de equipamentos, com a contratação de cargos de gerência até operários.

O relatório completo do projeto de implantação do Estaleiro Promar está disponível no portal da CPRH. Além da consulta ao portal, os interessados também podem ter acesso à versão impressa do documento, no Centro de Documentação e Informação Ambiental (CDIA) da Agência, localizado em sua sede, no bairro de Casa Forte.

Licenciamento Ambiental

Uma das maiores queixas do setor industrial é a burocracia para a liberação de licenças ambientais. Na tentativa de diminuir os entraves, o governador Eduardo Campos sancionou a Lei de Licenciamento Ambiental, de número 14.249, que amplia a atuação da Agência Ambiental e trata de infrações e sanções administrativas. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 17 de dezembro.

“Os processos tinham alguns vetores que nos deixavam amarrados a uma Lei de 2005 (12.916), mas outros instrumentos legais já haviam sido promulgados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama)”, observou o presidente da CPRH, Hélio Gurgel. Ele complementa explicando: “Agora, como a Lei diz que algumas fiscalizações caberão aos municípios, ficaremos desafogados. Será possível focar mais na questão de maior complexidade técnica. Já o que se pode chamar de burocracia nada mais é do que o necessário cumprimento da Lei, e isto vem sendo feito em tempo recorde, e com toda a responsabilidade, pela CPRH”.

Por quase um ano, o consórcio Promar Ceará tentou obter a licença ambiental de um terreno de 100 hectares na Praia do Titanzinho, em Fortaleza, Ceará, negada pela prefeitura. Em Pernambuco o processo foi viabilizado em menos de seis meses.

Com a transferência para Pernambuco, Suape se consolida como base para indústria naval. O governo do Estado disputou o Promar com os estados do Maranhão e Alagoas. Pesou a favor o fato de já abrigar o maior estaleiro da América Latina e o projeto para instalação de um polo naval no entorno do porto, também incentivado pelo governo Campos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19