Empresas

CPFL Energia apresenta nova tecnologia para veículo elétrico

A CPFL Energia, comprometida com o desenvolvimento sustentável do país, é uma das patrocinadoras do seminário Brasileiro sobre Tecnologias para Veículos Elétricos que acontece entre os dias 21 e 22 de junho, em Brasília (DF). Promovido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)

Redação
20/06/2011 19:35
Visualizações: 152
A CPFL Energia, comprometida com o desenvolvimento sustentável do país, é uma das patrocinadoras do seminário Brasileiro sobre Tecnologias para Veículos Elétricos que acontece entre os dias 21 e 22 de junho, em Brasília (DF). Promovido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, o evento debaterá os desafios para a viabilização dos veículos elétricos no país e consolidação no mercado.  

 

Um das atrações será a demonstração da montagem do primeiro protótipo de bateria de Lítio com química tipo NMC no Brasil. O trabalho faz parte de uma parceria entre CPFL, Edra – fabricante do Veiculo Aris –, CEGASA – empresa detentora da tecnologia do lítio e responsável pelas células que serão utilizadas na construção da bateria – e a Electrocell – responsável pela montagem dos componentes e executante do sistema eletrônico de gerenciamento das baterias.

 

O primeiro dos cinco conjuntos a serem montados no Brasil estará pronto em julho de 2011. Após  os testes de laboratório, as baterias serão instaladas em um dos veículos Aris, de propriedade da CPFL, que será o primeiro a iniciar seus testes com uma bateria com este tipo de tecnologia totalmente montada no Brasil.

 

Já o sistema BMS, considerado o cérebro eletrônico da bateria, será desenvolvido integralmente em território brasileiro. Diante disso, a perspectiva é que um conjunto completo de baterias de lítio NMC possa ser desenvolvido e montado no Brasil, sem necessidade de importação.

 

A CPFL Energia está na vanguarda de iniciativas no segmento de veículos elétricos. Desde 2008, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento dessa tecnologia, tendo como premissa a busca por soluções que emitam menos carbono e utilizem fontes de energia alternativas. Este tipo de veículo permite uma redução dez vezes menor nas emissões.

 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13