ANP

Cowan: tribunal arbitral dá ganho de causa para ANP

Redação/Assessoria
08/01/2018 17:54
Visualizações: 337

A Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil (Camarb) deu ganho de causa à ANP em procedimento arbitral recente. No caso, a concessionária Cowan questionava a extinção de um contrato de concessão na bacia terrestre no Espírito Santo devido ao não cumprimento do programa exploratório mínimo dentro do prazo estabelecido.

A empresa alegou que já havia realizado pesquisas sísmicas e a perfuração de três poços, mesmo não tendo cumprido a perfuração do quarto poço, prevista contratualmente para ocorrer no segundo período exploratório. A Advocacia Geral da União (AGU) argumentou que a perfuração do poço era a única obrigação da concessionária no segundo período exploratório e, por isso, não poderia ser considerada irrelevante ou substituída por atividades de prospecção indireta a critério da concessionária.

O tribunal arbitral reconheceu a improcedência total dos pedidos, permitindo a execução das garantias contratuais em favor da ANP no valor de cerca de R$ 1,69 milhão. Em suas conclusões, a Camarb afirmou que a ANP agiu com boa-fé, seguindo as cláusulas contratuais na condução do processo administrativo. Assim, não seria cabível a transferência para a ANP dos riscos comuns da atividade de prospecção de petróleo, atribuídos pelo contrato de concessão ao concessionário.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19