Empresa

Cosan planeja separar negócio de distribuição de gás

Administração da empresa estuda a criação de uma nova empresa.

Valor Online
11/11/2014 12:44
Visualizações: 109

A administração da Cosan Indústria e Comércio estuda a separação do negócio de distribuição de gás com a criação de uma nova empresa, a Distribuição de Gás Participações, que será controladora da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) e responsável por eventuais investimentos futuros dentro do segmento de distribuição de gás natural.

De acordo com o fato relevante divulgado pela companhia, a atual dívida da Cosan deve ser dividida com a nova empresa, de forma a equilibrar a estrutura de capital destas companhias, sem que haja garantia por parte da holding Cosan Limited.

A operação precisa ser aprovada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), por determinados detentores de bônus da Cosan e outros credores, além do aval dos acionistas em assembleia da Cosan.

Uma vez aprovada, a Distribuição de Gás Participações terá capital aberto e deverá ser listada no Novo Mercado da BM&FBovespa.

“Sua atuação será focada na distribuição de gás natural, seguindo o processo de segmentação dos negócios investidos pela Cosan Limited, dando mais foco operacional e maior flexibilidade de investimento aos acionistas das empresas listadas no Brasil”, explicou a companhia.

Pela nova estrutura, a Distribuição de Gás Participações, a Cosan Indústria e Comércio e a Cosan Logística ficam embaixo da holding Cosan Limited.

Administração

Os futuros presidente e diretor financeiro da Cosan Limited, Marcos Marinho Lutz e Marcelo Eduardo Martins, deixarão de ocupar tais posições em Indústria e Comércio e em Logística, apesar de atuarem nos conselhos de administração.

A mudança na administração será implementada no primeiro trimestre de 2015 e independe da criação da Distribuição de Gás Participações.

As diretorias das empresas de Logística, Energia e Distribuição de Gás Participações, se criadas, serão anunciadas dentro do mesmo período.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20