Petróleo e Gás

Corrosão é tema de evento no Instituto Nacional de Tecnologia

Acontece hoje (17/04) mais uma edição do ciclo de palestras Terças Tecnológicas. O tema em debate será “Corrosão e o setor de óleo e gás”, apresentado pelas pesquisadoras Olga Ferraz, Denise Freitas e Sonia Coelho, da Divisão de Corrosão e Degradação do Instituto Nacional de Tecnologia

Da redação
17/04/2007 03:00
Visualizações: 137

 Durante o evento serão apresentados trabalhos realizados pela área, sendo destacada a atuação voltada para o setor de petróleo e gás. Os processos corrosivos estão presentes no dia-a-dia de diversas atividades industriais, como petróleo e gás, metal-mecânico, químico e petroquímico; naval, médico-hospitalar, construção civil e telecomunicações.
Os materiais metálicos obtidos tendem a oxidar devido à

interferência dos meios onde estão inseridos. O trabalho dos pesquisadores é evitar a degradação dos materiais metálicos,

recorrendo a tintas industriais, revestimentos metálicos e proteção catódica, dentre outros métodos capazes de impedir a deteriorização.
Durante a palestra será apresentado um quadro amplo sobre

os problemas de corrosão e as soluções existentes, e será destacada a corrosão interna de dutos de petróleo, a oxidação causada pelo solo e a corrosão nos equipamentos utilizados para exploração em águas profundas.
Os inscritos receberão certificado de participação. O ciclo Terças Tecnológicas é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, com o objetivo de estimular o debate e a interação entre tecnologistas do INT e o público universitário, permitindo aos estudantes conhecer os projetos, pesquisas e tecnologias desenvolvidas no Instituto.
A Terça Tecnológica sobre "Corrosão e o setor de óleo e gás" acontece de 14h30 às 16h30 de hoje, dia 17, no auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia (Avenida
Venezuela, 82 - Praça Mauá - Rio de Janeiro). Informações e inscrições pelo site www.int.gov.br/3tecno.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20