Pesquisa

Coppe lança grupo de trabalho para explosões em vazamentos de gás

Iniciativa foi anunciada durante o 1º Seminário de Segurança Aplicada a Projetos de Exploração e Produção de Petróleo e conta com a participação da Petrobras e empresas do Brasil e do exterior.


06/04/2006 03:00
Visualizações: 615

O Programa de Engenharia Naval e Oceânica da Coppe/UFRJ anunciou nesta quinta-feira (6/4) a criação de um grupo de trabalho especializado em projetos de prevenção a incêndios e explosões em vazamentos de gás em sistemas offshore. A informação foi divulgada pelo coordenador acadêmico do curso de pós-graduação em Segurança Aplicada aos Projetos em E&P (Sapep) da Coppe/UFRJ, José Márcio Vasconcellos, durante o 1º Seminário de Segurança Aplicada a Projetos de Exploração e Produção de Petróleo, realizado na Ilha do Fundão.

Além da instituição acadêmica e empresas privadas brasileiras, fazem parte do grupo de trabalho o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobras, a Imbel e a norueguesa Gexcon, especializada em análise de explosão. Segundo o professor, a iniciativa faz parte da parceria iniciada com a Petrobras em junho de 2004, quando foi criado o curso de pós-graduação Sapep a partir de lacunas de mão-de-obra identificadas pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp). “Quando fomos convidados para fazer o curso, a idéia era que a Coppe também criasse um grupo de pesquisa em segurança offshore e é isso que nós estamos fazendo”, disse Vasconcellos.

O coordenador acadêmico do Sapep informou que a primeira reunião do grupo deverá ser feita em maio para o levantamento inicial de recursos e a programação dos dois primeiros anos. O plano é apresentar ainda neste ano um projeto a ser financiado pelo CT-Petro, fundo setorial de petróleo e gás administrado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. O curso de pós-graduação latu sensu Sapep já formou mais de 50 alunos e já está com inscrições abertas para a próxima turma, a ser fechada em agosto. Mais informações podem ser obtidas no site www.oceanica.ufrj.br/SAPEP.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.