Discutindo segurança

Coppe debate segurança e prevenção de acidentes

"Segurança na Exploração e Produção de Petróleo no Mar - Prevenção e Contingência" é o tema do seminário promovido pela Coppe, amanhã, dia 25 de maio, que reunirá pesquisadores e profissionais e dirigentes de instituições que atuam no setor de petróleo.

Redação/ Agências
24/05/2010 16:38
Visualizações: 124

"Segurança na Exploração e Produção de Petróleo no Mar - Prevenção e  Contingência" é o tema do seminário promovido pela Coppe, amanhã, dia 25  de maio, que reunirá pesquisadores e profissionais e dirigentes de  instituições  que atuam no setor de petróleo.

 

O objetivo é discutir os riscos e as  tecnologias disponíveis para a prevenção e controle de acidentes em  regiões de  intensa exploração de petróleo no mar. Com o acidente no Golfo do México,  cujo  derramamento de milhões de litros de óleo vem causando prejuízos   ambientais,  sem precedentes, especialistas brasileiros estão preocupados diante das  perspectivas de expansão da exploração em águas cada vez mais profundas.

 

 

O  evento será realizado, às 14 horas, no auditório do Centro de Gestão  Tecnológica (CGTEC) da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade  Universitária, Rio de Janeiro.

 

 

 Segundo o coordenador do evento, o professor Segen Estefen, diretor de  Tecnologia e Inovação da Coppe, o acidente no Golfo do México acendeu a  luz  amarela. "Esse tipo de acidente pode ocorrer em outras regiões. É preciso  aprender com as falhas e investir em tecnologia para preveni-las e  superá-las".

 

 

Confira abaixo a programação:

 

 

 14:00 - Abertura do evento - Prof. Luiz Pinguelli Rosa, diretor da  Coppe/UFRJ.

 

 14:30 - Sistemas de segurança para a prevenção.  Prof. Segen Estefen, Programa de Engenharia Oceânica -  Coppe/UFRJ. Prof. Ilson Pasqualino, Programa de Engenharia Oceânica -  Coppe/UFRJ.

 

 15:00 - Mecanismos legais e gerenciais para prevenção e controle da  poluição  por óleo.  Profa. Alessandra Magrini, Programa de Planejamento Energético -   Coppe/UFRJ.

 

 15:15 - O limite da oferta de óleos não convencionais no Brasil e no  mundo.   Prof. Alexandre Szklo, Programa de Planejamento Energético -  Coppe/UFRJ.

 

 

 15:30 - Plano Nacional de Contingência para incidentes de poluição por  óleo  nas águas -  Experiência internacional e o caso do Brasil - Instrumentos e  Sistemas de Informação.  Prof. Emilio La Rovere, Programa de Planejamento Energético -   Coppe/UFRJ.

 

 15:45 - Uso de imagens de satélites e modelagem computacional ambiental em  apoio à situações de emergência na exploração e produção de óleo no mar.  Prof. Luiz Landau, Programa de Engenharia Civil - Coppe/UFRJ.

 

 16:00 - Aprimoramento operacional para aplicação do plano de contingência  em  caso de grandes vazamentos de óleo. ng. Moacyr Duarte - IVIG, Coppe/UFRJ.

 

 16:15 - Produção de Biossurfactantes e Utilização em Tecnologia Ambiental.  Profa Denise M. G. Freire, Lab. de Biotecnologia Microbiana

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19