acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Empresas

Copel disponibilizará sistema de medição inteligente para 12 mil clientes

07/03/2012 | 18h13
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) irá monitorar 12 mil clientes à distância, através de um sistema de medição inteligente. O grupo é formado pelos maiores clientes da empresa. De acordo com João Acyr Bonat Junior, gerente do departamento de Medição e Perdas, eles representam 48% do faturamento da Copel. “O objetivo principal do sistema é monitorar o fornecimento de energia, atuando de imediato nos casos de anomalias e prevenindo a ocorrência de procedimentos irregulares”, destaca.

Para uma concessionária de energia, fazer a leitura em tempo real do consumo pode trazer grandes benefícios e evitar prejuízos. “O investimento que está sendo feito no centro de operações de medição é de aproximadamente R$ 12 milhões, e os benefícios serão percebidos rapidamente na qualidade do serviço prestado”, relata Bonat.

A utilização de ferramentas de telecomunicações e de informática na distribuição de energia elétrica vão possibilitar maior eficiência do serviço, resultando numa diminuição das ocorrências de falta de energia e um restabelecimento mais rápido quando estas ocorrerem, além de permitir que novas fontes de energia, preferencialmente renováveis, possam ser ligadas a rede. Essa nova tecnologia é chamada de 'rede inteligente' (Smart Grids) e vão ser o futuro da distribuição de energia elétrica no mundo.


Projetos Piloto em andamento pretendem testar o Smart Grid

Em parceria com a Copel, a Smartgreen do Brasil está implantando no Bairro Água Verde, em Curitiba, uma rede multisserviços, que será instalada juntos aos medidores residenciais e corporativos. A tecnologia fará leituras, em tempo real, do consumo de energia. A rede multisserviços também vai gerenciar o sistema de iluminação pública.

Wilson Piccoli, diretor da Smartgreen do Brasil, explica que a integração melhora a gestão dos serviços. “Os moradores do Água Verde serão beneficiados, pois a tecnologia detecta lâmpadas apagadas, em tempo real, contribuindo para a segurança na região. Além disso, possibilitará que a Copel identifique um padrão de consumo do bairro em questão”, ressalta Piccoli.

Outro projeto que a Copel está desenvolvendo é no município de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba, com a automação do sistema elétrico inteligente. “ A ideia é verificar a eficácia do sistema, servindo de norte para as próximas ações da companhia”, finaliza Bonat.


Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar