Empresas

Copel disponibilizará sistema de medição inteligente para 12 mil clientes

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) irá monitorar 12 mil clientes à distância, através de um sistema de medição inteligente. De acordo com o gerente do departamento de Medição e Perdas, João Acyr Bonat Junior, o objetivo é fazer o monitoramento atuando de imediato nos casos de anomal

Redação
07/03/2012 21:13
Visualizações: 48
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) irá monitorar 12 mil clientes à distância, através de um sistema de medição inteligente. O grupo é formado pelos maiores clientes da empresa. De acordo com João Acyr Bonat Junior, gerente do departamento de Medição e Perdas, eles representam 48% do faturamento da Copel. “O objetivo principal do sistema é monitorar o fornecimento de energia, atuando de imediato nos casos de anomalias e prevenindo a ocorrência de procedimentos irregulares”, destaca.

Para uma concessionária de energia, fazer a leitura em tempo real do consumo pode trazer grandes benefícios e evitar prejuízos. “O investimento que está sendo feito no centro de operações de medição é de aproximadamente R$ 12 milhões, e os benefícios serão percebidos rapidamente na qualidade do serviço prestado”, relata Bonat.

A utilização de ferramentas de telecomunicações e de informática na distribuição de energia elétrica vão possibilitar maior eficiência do serviço, resultando numa diminuição das ocorrências de falta de energia e um restabelecimento mais rápido quando estas ocorrerem, além de permitir que novas fontes de energia, preferencialmente renováveis, possam ser ligadas a rede. Essa nova tecnologia é chamada de 'rede inteligente' (Smart Grids) e vão ser o futuro da distribuição de energia elétrica no mundo.


Projetos Piloto em andamento pretendem testar o Smart Grid

Em parceria com a Copel, a Smartgreen do Brasil está implantando no Bairro Água Verde, em Curitiba, uma rede multisserviços, que será instalada juntos aos medidores residenciais e corporativos. A tecnologia fará leituras, em tempo real, do consumo de energia. A rede multisserviços também vai gerenciar o sistema de iluminação pública.

Wilson Piccoli, diretor da Smartgreen do Brasil, explica que a integração melhora a gestão dos serviços. “Os moradores do Água Verde serão beneficiados, pois a tecnologia detecta lâmpadas apagadas, em tempo real, contribuindo para a segurança na região. Além disso, possibilitará que a Copel identifique um padrão de consumo do bairro em questão”, ressalta Piccoli.

Outro projeto que a Copel está desenvolvendo é no município de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba, com a automação do sistema elétrico inteligente. “ A ideia é verificar a eficácia do sistema, servindo de norte para as próximas ações da companhia”, finaliza Bonat.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19